Lanches e Sanduíches

Receita: Tostada com Presunto com Ovo na Manteiga

Por Larissa Januário em: em: 9 de junho de 2011
Tags:, ,

Depois de muito pensar cheguei à conclusão: Nada mais justo que inaugurar o Sem Medida com a minha primeira receita. Quer dizer, a primeira receita que eu fiz na vida. Não, não foi a pipoca. Essa foi a primeira vez que encarei o fogão. Quero compartilhar aqui a primeira coisa que eu fiz seguindo um passo a passo e que me fez sentir muito gênia da culinária contemporânea.

Eu devia ter entre 7 e 8 anos. Meus pais tinha me dado um livro de receitas. Ou melhor, uma – denuncie aqui a sua idade – enciclopédia: O Mundo da Criança, da editora Delta. Num mundo sem internet eu posso te garantir, isso era a glória do saber.

Entre os 16 volumes (pois é, volumes) tinha um que chamava “Fazendo e brincando”, que trazia dicas para fazer um milhão de coisas, entre elas cozinnhar. Bom, eu surtei. Fiz de papel machê a bricolagem. Mas o investimento mesmo foi em comida. Canapés com bolacha água e sal, barquinhos de pão de forma com atum, salada de maionese, acepipes no palido com salsicha, azeitona e queijo. Podia dar festas homéricas se quisesse.

Mas o grande desafio foi o presunto com ovo na manteiga! Porque rolava uma combinação perigosa de fogo e criança. Claro que a Dona Neuza deu aquela intervida.  No fim deu tudo certo. E durante muito tempo, a familia foi obrigada a comer o carro chefe da minha cozinha. Com vocês, minha primeira receita:

Presunto com ovo na manteiga

Ingredientes (para 1 porção)
2 fatias de presunto
1 ovo
20g de manteiga (ou uma colher de café)
Sal a gosto (eu não coloco porque o sal do presunto já dá conta do recado)

Preparo
Em uma frigideira derreta a manteiga coloque as duas fatias de presunto uma sobre a outra e deixe fritar de um lado. Quando dourar vire. Antes que o outro lado doure também,  entre com o ovo. Ele deve ter tempo de fritar sem queimar o presunto.  Coloque primeiro a gema paradinha sobre  as fatias de presunto. para ter gema mole menos tempo, para gema dura, mais tempo. Se quer a gema frita terá que se esforçar e virar tudo de forma que ela fique em baixo, em contato com a frigideira. Use um prato para ajudar. Ou se quiser que ela apensa cozinhe um pouco mais use uma tampa para abafar a frigideira.

Com a gema quase no ponto, coloque a clara de forma que ela se espalhe ao redor do presunto. Pronto, essa fica no ponto rapidinho com o calor da frigideira. Retire com uma espátula e sirva sobre uma torrada bem tostadinha. Fica delícia para um café da manhã gordo no melhor estilo american way of life.

 

 

 




2 Comments

  1. angela disse:

    Oi Lara, que lindo tá esse blog. Adorei os potinhos de tempero linkando pras redes. Adorei tb essa sua primeira receita. Parabéns!

  2. […] Eu amo misto, desde sempre. Faço naqueles dias em que tomo café tarde, sabendo que a próxima refeição será um almojanta. E já que é pra ingerir um combo hiper calórico de carbo, gordura e proteína, exijo que isso seja feito com estilo. Por isso, divido com vocês minha receita de misto. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *