30 mar


Volta e meia eu via os concorrentes do Top Chef falando que iam fazer pratos surf and turf – uma combinação de proteínas do mar e da terra com o intuito de mesclar sabores e texturas. Mas foi na Cozinha da Matilde que eu provei o surf and turf pela primeira vez. Um filé mignon suíno suculento com ameijoas, delicioso.  Desde então fiquei com isso na cabeça, fiz uma reportagem tendo a chef Letícia Massula como fonte,  e contei a boa nova pra quase todo mundo que eu conheço. É assim. Quando descubro algo que gosto fico repetitiva e não sossego até enjoar do tema.   Então vamos desgastar a coisa.

Claro que a tal mistura não é novidade. Pelo contrário. Espanhóis, portugueses e italianos fazem essa mistura desde sempre, combinando presunto cru com peixes, bacalhau com bacon e vitela com atum, respectivamente. Indo ainda mais longe no tempo, os chineses também já o faziam: O que seria o yakisoba se não uma união de várias proteínas para dar corpo ao macarrão?

Nos EUA o surf and turf já nasce com outro viés. No auge da era de ouro, nos anos 60, os restaurante da costa Atlântica no intuito de criar pratos soberbos e caros juntaram os dois itens mais caros do menu:  lagosta e filé mignon. A combinação foi taxada de símbolo da culinária kitsch (brega) na Encyclopedia of bad taste (Enciclopédia do mau gosto). E hoje tem sido resgatada por chefs “popstar” como Gordon Ramsay e Jamie Oliver.

Como eu sou metida besta e adoro uma cafonice, fiquei com inveja da Letícia, do Gordon e do Jamie e me meti a fazer a minha versão de  surf and turf aqui no Sem Medida. Fui pra cozinha e juntei duas proteínas: o camarão do mar e o filé mignon da terra. Deu certo. Pelo menos aqui em casa a brincadeira fez sucesso. Segue:

Filé mignon com  camarões
Para 2 porções

Para o camarão:
250 gramas de camarões pequenos sem cabeça, mas com casca
50g de manteiga
50ml de vinho branco
cebolinha a gosto
sal e pimenta moída na hora a gosto
2 dentes de alho médios
azeite para a grelha

Para o mignon
4 medalhões de filé mignon (200g)
50ml de vinho tinto
1/2 cebola
sal e pimenta moída na hora a gosto
50g de manteiga
azeite para a grelha

 

Preparo
Coloque um fio de azeite em uma frigideira, frite o alho  até que ele doure e depois acrescente os camarões, coloque metade de manteiga, parte da cebolinha um pouco de sal e pimenta. Acrescente o vinho e deixe o álcool evaporar por uns 5 min. Cuidado para não cozinhar muito e o camarão ficar duro. Desligue o fogo e coloque o restante da cebolinha e da manteiga gelada, isso vai deixar o molho mais encorpadinho. Acerte o sal e reserve.

Vamos ao filé. Passe barbante em torno dos medalhões. Isso fará com que eles fiquem mais suculentos e não percam a forma durante o cozimento. Em outra frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e grelhe os medalhões dos dois lados até dourarem, o que deve levar uns 5min de cada lado. Caso goste de carne mais passada, deixe uns 10min de cada lado. Enquanto os medalhões descansam, na mesma panela coloque umas 2 colheres de cebola picada, o vinho tinto e deixe reduzir por uns 5min, tempere com sal e finalize com a manteiga gelada para encorpar já fora do fogo.

Coloque o filé sobre esse molho de vinho e sobre eles os camarões e sirva. JU-RO que é uma delícia!


Dê seu pitaco (2)
Veja também

2 Comments para Minha versão de surf and turf

  1. 30 mar , 15:40 | Permalink

    Só faltou me convidar!!!! ;P

Dê o seu pitaco

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Na Estante

Faceboook

Instagram