moqueca_vegetariana2

Tem moqueca capixaba, moqueca baiana, justo que tenha também moqueca vegana!

Poderia ter inventado um nome pra esse prato, já que troquei o ingrediente principal por repolho, poderia chamar de ensopado de repolho, mas duvido que teria o mesmo impacto pra um vegetariano ou um vegano. Ao fazer esta moqueca eu concluí que, independente de não termos peixe, o que dá graça ao prato é o dendê com o leite de coco, o colorido dos pimentões e o perfume do coentro.

E como tempero é tudo na cozinha vegetariana, aqui a gente vai caprichar pra vegetariano, vegano e até onívoro nenhum botar defeito!

Peço desculpas pelas fotos, não era pra serem essas, mas foram as que me restaram após ter meu celular roubado.

Ah eu prefiro fazer meu próprio leite de coco. É muito mais gostoso, mas tem a desvantagem de estragar muito rápido, então precisa ser feito na hora.

Ingredientes

Para o leite de coco
300g coco ralado na hora (pode ser comprado na feira) ou 300ml de leite de coco industrializado
A mesma medida de água filtrada
1 pedaço de pano para coar

Para a moqueca
1 repolho pequeno
3 tomates sem pele e sem sementes
1 pimentão verde sem sementes em pedaços grandes
1 pimentão vermelho em pedaços grandes
1 cebola grande picada em quadrados grandes
1 dente de alho picadinho
½ xícara de castanha de caju picada
100 ml de caldo de legumes
150 ml de azeite de dendê
Azeite de oliva
1 xícara de coentro picado
Pimenta de cheiro
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:

Leite de coco
Aqueça a água até ficar morna e bata com o coco ralado no liquidificador por alguns minutos. Coloque uma peneira sobre um bowl e cubra com um pano limpo (eu comprei algumas fraldas para isso). Despeje a mistura do liquidificador e vá apertando o pano até sair todo o líquido. O leite de coco está pronto. Se quiser, pode guardar o coco que sobrou para colocar em uma massa de bolo.

Preparo da Moqueca
Fatie o repolho o mais fino que puder. Em uma panela de barro ou de fundo grosso, refogue o alho, a cebola e os pimentões no azeite. Quando estiverem al dente coloque o repolho, o caldo de legumes e mexa com uma colher grande de vez em quando para não queimar, até que o repolho esteja macio. Junte o leite de coco, o dendê, a castanha de caju, as pimentas e o coentro, misture rapidamente, acerte o sal e cozinhe por cerca de 10 minutos com a panela tampada. Leve a panela de barro à mesa, ainda com a tampa. A moqueca estará linda e borbulhando. Sirva com arroz branco e farofa.

moqueca_vegetariana1

 

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne