Lanches e Sanduíches

Receita de Pão de malte

Por Larissa Januário em: em: 16 de setembro de 2011
Tags:, , , ,

Receita: Pão de malte by Maltemoiselles

Ingredientes
350g de bagaço de malte usado numa brasagem
30g de fermento biológico para pão
1 colher (sopa) de sal
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo de girassol
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
500 kg de farinha de trigo branca
500 kg de farinha de trigo integral
Manteiga para untar
Alecrim e majericão a gosto

Preparo
Numa batedeira junte todos os ingredientes molhados: ovos,  óleo e  leite. Acrescente também o fermento. Bata até que a mistura fique homogênea. Adicione o bagaço de malte à mistura e bata por mais um minuto. Vá adicionando a farinha aos poucos. Comece pela farinha integral e bata por bastante tempo (uns 20 min), depois a branca. Bata até ficar muito pesado para a batedeira girar.

Retire a massa da batedeira e passe para uma superfície lisa e limpa, já enfarinhada, e comece a sovar até que a massa desgrude dos dedos e fique bem lisinha (considerando a aspereza dos grãos de malte). Coloque a massa em um recipiente grande para que tenha espaço para crescer e cubra com um pano limpo.

Deixe descansar por uns 30 minutos até que dobre de tamanho. Retire a massa do recipiente e sove mais um pouco.  Divida a massa em duas partes iguais, abra com as maões e salpique as ervas, só as folhas. Faça dois pães compridos e ajeite-os numa assadeira untada com manteiga e enfarinhada. Deixe crescer novamente por mais uns 20 minutos.

Pincele água por cima dos pães, para que a casca fique bem crocante, e leve ao forno médio pré-aquecido por mais ou menos uns 30 minutos. Espete um palito para certificar-se de que não está cru por dentro (se o palito sair limpo, ok). Se o pão não estiver tão douradinho por cima, aumente um pouco a potência do forno por alguns minutos, e retire. A cor do pão varia de acordo com o tipo de malte usado. Nesse caso, usei o malte da brassadgem da nossa stout Holiday, por isso, ficou bem escuro.

 

Uma pitada de reportagem: o pão nosso de todos os dias

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *