molho_abobora_salvia

Sou louca por abóbora, principalmente assada. Minha favorita é a cabotiá, a abóbora japonesa de casca escura.

O segredo para o preparo de uma abóbora gostosa é ela estar madura. Para escolher uma boa abóbora cabotiá é melhor que a casca dela não esteja muito bonita. Isso mesmo, se ela estiver com uma cor uniforme não é legal, procure as que têm uma grande mancha amarelada na casca. Se ela já estiver cortada é mais fácil, basta escolher a que estiver mais laranja, nada de abóbora amarelinha e pálida.

Para o preparo deste molho você vai precisar de:

– ½ abóbora cabotiá com casca cortada em cubos médios
– 20 folhas de salvia
– azeite
– manteiga sem sal
– 1/2 pacote de penne
– sal e pimenta do reino moída na hora
– parmesão ralado

Modo de fazer

Coloque as abóboras cortadas em um bowl e adicione uma colher de sopa de sal. Misture com as mãos. Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as abóboras cortadas, uma ao lado da outra. Coloque metade das folhas de sálvia sobre elas, regue com azeite e asse por cerca de 20 minutos ou até que estejam começando a dourar.

Cozinhe a massa em bastante água com duas colheres de sopa de sal. Quando escorrer a massa, reserve uma xícara da água do cozimento

Aqueça uma frigideira grande, derreta a manteiga, adicione o restante da sálvia e frite até que ela mude de cor. Adicione as abóboras assadas, a água do cozimento e o penne. Desligue o fogo, corrija o sal e moa um pouco de pimenta do reino por cima. Sirva com parmesão ralado.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne