Festas

Pernil de Cordeiro assado glaceado com molho do assado e legumes tostados

Por Larissa Januário em: em: 31 de Março de 2018
Tags:, ,
 
Eu não sou exatamente uma entusiasta da carne de cordeiro. Pois é, me julguem. Mas fato é que fui criada por uma mãe que definitivamente TETESTA, logo, tive pouco repertório envolto em certo precon. Cresci, mudei, casei e o cozinheiro daqui de casa, além de viver disso, tem uma relação oposta com esse ingrediente.
Gustavera AMA cordeiro. E como nosso lema aqui em casa é “se bem faz melhor come” ou “legislamos em causa própria”, ele manda muito bem em tudo que se refere a ovinos, de queijos a cortes. Para a Páscoa a gente sempre escolhe o pernil. Além de ser um corte muito saboroso, é uma peça ideal para famílias pequenas (serve de 4 a 5 pessoas dependendo da fúria dos envolvidos).
Como estou com saudade do maridon (que está em Portugal fazendo pesquisa gastronômica) decidi compartilhar com vocês essa receita icônica da nossa família manqüéba. Que posso dizer que é meu cordeiro favorito no mundo. Macio, suculento e absurdamente saboroso.
Isso, sem contar o significado religioso que esse preparo tem na Páscoa: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (João, 1:29). Se você é do tipo fé, vale reunir a família em torno da mesa e celebrar a simbologia cristã de perdão, renascimento e segunda chance.  Agora se você é do tipo cético, só aproveita a vibes para se renovar, compartilhar, amar e comer bem.
Segue a receita e o baile. 
Ingredientes
1 pernil de cordeiro
3 cenouras médias
3 cebolas média
1 maço de Alecrim
6 latas de cerveja preta (sem doçura)
Sal a gosto
Pimenta preta em grãos
Acompanhamentos
500g de vagem francesa
500g de mini tomatinhos
500g de mini cenouras
Azeite de oliva
Flor de sal
 
Preparo
Para preparar a carne em uma assadeira coloque as cebolas em cubos grandes, as cenouras em cubos grandes, os grão de pimenta e os ramos e alecrim. Tempere o pernil de cordeiro com um pouco de sal e pimenta e coloque na assadeira. Cubra com a cerveja. Cubra com alumínio e leve ao forno 180 graus por pelo menos 3 horas ou até que a carne esteja bem macia e soltando do osso.
Espere a carne esfriar um pouco, retire com cuidado da assadeira e reserve.
Coe o caldo do assado e separe uma xícara para glacear a carne depois. Leve o restante do caldo para uma panela e deixe reduzir até um terço. Junte o creme de leite e deixe reduzir a 1/3 de novo. Reserve quente e sirva como molho do assado.
Volte o pernil para a assadeira, pincele com o caldo reservado e leve de novo ao forno. De tempo em tempo, pincele novamente a peça. esse processo vai criar uma camada escura e saborosa na carne.
Enquanto isso, salteie os legumes no azeite até ficarem tostados, mas ainda crocantes. Finalize com flor de sal.
Sirva o pernil com os legumes e o molho do assado.
Se quiser, pode acompanhar também com um purê de batatas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *