Todo mundo me pede receita de preguiçoso, por isso, decidi compartilhar essa minha trucagem para os dias de preguiça, correria, ressaca ou tudo junto. Nem sei se posso chamar de receita. Mas esse preparo mora no meu coração porque é leve e ao mesmo tempo, um abraço por dentro.  Fica pronto em 5 minutos, mesmo! Olha só:

Receita: Bavete (massa) com molho de tomate

 

Ingredientes
Alho (eu usei dois dentes)
Manjericão (1 punhado)
Massa (usei 1/2 pacote de bavete porque eu tinha, mas vale  espaguete, pene, o que você tiver. Afinal, não é uma receita)
1 lata de tomate pelado
Tomatinhos assados (opcional, eu usei porque eu tinha, aliás, sempre tenho na geladeira. Veja o preparo aqui)
Sal
Queijo parmesão a gosto
Azeite (1 ou 2 colheres de sopa dependendo da sua coragem e dieta)
1 pitada de açúcar (1 colher de café basta, só pra amenizar a acidez do tomate)

 

Preparo
Encha uma panela grande de água e coloque no fogo para ferver com sal. O sal deve ser caprichado. Como dizem os italianos a água da massa deve ser salgada como a água do mar.

 

Aqueça o azeite, coloque os dentes de alho. Eu só amasso grosseiramente com o peito da mão, tiro a casca e coloco desse jeito mesmo. A casaca sai facilmente. E os pedaços grandes soltam o sabor no azeite e não pesam na digestão, já que você pode separar no prato.  Quando o alho dourar, junte parte do manjericão e deixe fritar dois segundos. Coloque os tomates pelados (algo que vale a pena ter sempre em casa). Amasse os tomates com uma escumadeira ou amassador, junte o açúcar e  deixe ferver em fogo alto .

Enquanto isso, coloque a massa na água fervente e conte o tempo da embalagem.  Vencido o tempo, escorra a massa, reservando um pouco da água do cozimento (1 concha). Junte a massa ao molho e coloque a concha d’água. Repare que o sal só entra agora. A água além ajuda a dar caldo ao tomate que deve estar bem grosso e a dar corpo ao molho por causa do amido. Se tiver os tomatinhos assados, junte agora.  Misture tudo, coloque o restante das folhas de manjericão e sirva com queijo parmesão ralado.

  

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas