Acompanhamentos

Receita fácil de confit de tomatinhos (tomatinhos secos)

Por Larissa Januário em: em: 11 de março de 2013
Tags:,

 

Segunda é um dia puxado. Um mix de preguiça com pique para começar  todas as tarefas. Por isso, aqui no Sem Medida eu vou tentar trazer dicas rápidas que podem ajudar a dar um up nas receitas.

Pra começar vamos com os famigerados tomates confit. Essas fotos eu fiz há mais de um ano, mas esse preparo ficou tão falado que achei que não fizesse mais sentido postar. Mas eu sempre recebo mensagem de gente me preguntando como faz. Logo, vamos acabar logo com isso.  Eu faço assim:

Receita fácil para fazer confit de tomates

Você vai precisar de tomates cereja maduros (aqui eu tinha 1 kg), mas firmes, ervas de sua preferência (eu usei manjericão, tomilho e alecrim), sal  (para 1 kg de tomate 1 colher de café de sal basta) e azeite de oliva. Dentes de alho inteiros descascados (uns 3).

Lave e seque os tomates.

Corte os tamatinhos ao meio e coloque em uma forma com a face das sementes para cima. Salpique as ervas de sua preferência sobre eles.

 

Leve ao forno baixo/médio, no máximo 180 graus até que fiquem enrugados e as ervas fiquem sequinhas.

Transfira os tomatinhos para um recipiente limpo e seco, o ideal é que seja um um vidro fervido para que eles durem mais.  Tempere com sal Cubra com azeite de oliva. Se quiser, coloque alguns dentes de alho entre os tomates para aromatizar. Conserve em geladeira.  Como é uma receita caseira, sem nenhum conservante não tem um prazo de validade grande, use em uma semana.

Fica excelente como petisco sobre torradinhas, uma delícia em saldadas e também como ingrediente para massa (cozinha o macarrão, escorre reservando uma conha da água do cozimento. Junta os tomates à massa e a água do cozimento. Pronto, é só servir).

 




One Comment

  1. […] mas vale  espaguete, pene, o que você tiver. Afinal, não é uma receita) 1 lata de tomate pelado Tomatinhos assados (opcional, eu usei porque eu tinha, aliás, sempre tenho na geladeira) Sal Queijo parmesão a gosto também Azeite (1 ou 2 colheres de sopa dependendo da sua coragem e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *