Sim, vocês já devem ter notado que tenho uma tendência monotemática. Pois é. Desde que liberara os camarões  o tema tem orbitado minha time line com pedidos de dúvidas, de receitas e dicas de onde comprar.

Por isso, decidi abrir a temporada de aulas do Sem Medida com esse crustáceo maravilhoso. Então é isso, esta lançada aula:

Precisamos falar sobre camarão

Nela, vamos aprender tudo que tivermos direito e couber no tempo sobre  esse ingredientes mágico:

  • onde comprar
  • como escolher
  • alguns dos tipos existentes
  • como limpar
  • dicas de preparo
  • melhores combinações
  • 4 receitas fáceis para ser feliz  (petisco, sanduba, massa e pratão de festa)
  • e a melhor parte: DEGUSTAÇÃO

Bora?

Cola ni mim que camarão que dorme a onda leva. Mas corre, porque as vagas serão limitadíssimas por motivos de NÃO TEMOS MUITO ESPAÇO.

Data:  27/07/2018 – sexta-feira (meio aula meio happy hour)

Horário: 18h 30

Endereço: Vila Mariana (os detalhes serão passados a quem adquiria o ingresso)

Valores:

R$ 150 (sem drink ao final)

R$ 180 (com degustação com drink ao final)

 

Para dar aquela incentivada, segue essa anti-receita que você aprenderá passo a passo, ao vivo e em belíssimas cores na nossa aula: um sanduba que eu criei inspirado num clássico da culinária Cajun, típica de Nova Orleães, na Lousiana, o po-boy. O nome é uma referência aos “poor-boys”, garotos pobres que se fartavam de sanduíches baratos na região, que é “fartíssima” em camarões. Na aula eu conto mais detalhes.

Po-boy metido a besta

Ingredientes (para 2 sanduíches)
1 avocado maduro
Azeite
Suco de 1 limão
300g de camarão rosa médio (limpo e sem casca)
1/2 cebola roxa (ou 1 pequena)
2 ramos de coentro (sim, aceite)
2 broas de milho aerosas  (compre pronta, mas estou vendo se será viável ensinar na aula devido ao tempo)
Páprica picante (ou não) a gosto
Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
Sal a gosto

Preparo 

No mixe ou batedeira bata a polpa do avocado com o suco de metade do limão e vá colocando o azeite em fio (sem parar de bater) até obter um creme aerado. A ideia é que fique com a textura de uma maionese.  Acerte o sal e reserva na geladeira.

Em uma panela aqueça a água suficiente para cobrir a quantidade de camarão. Em paralelo, prepare uma cumbuca com água e gelo. Quando a água ferver,  coloque os camarões, assim que eles mudarem de cor (ficarem esbranquiçados), retire e transfira para a bacia com água gelada. Esse processo vai interromper o cozimento  deixar os camarões com uma textura FABULOSA.

Em outro recipiente coloque a cebola cortada em tiras finíssimas, as folhas de coentro e o resto do suco e limão.  Tempere com sal, pimenta dedo-de-moça e  páprica.

Monte o sanduíche passando na base da broa o creme de avocado, sobre ele coloque MUITOS camarões e por cima de tudo a salsa picante de coentro e cebola. Pronto! Coma com uma cerveja gelada maravilhosa ou um vinho branco. Se você não for esganado como eu, essa quantidade de camarão pode render mais de 2 sandubas. Mas uma das características que define o po-boy é que ele é LOTADO.

Obrigada, de nada, tchau, te vejo dia 27.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Lanches e Sanduíches, Receitas