quinoa

*por Marina Kawata

A quinoa é um alimento incrível, principalmente para os vegetarianos e veganos. Ela possui todos os aminoácidos essenciais, o que a torna uma fonte de proteína completa, algo que normalmente só ocorre em alimentos de origem animal, com algumas exceções. (Neste post falo um pouco sobre os aminoácidos essenciais e não essenciais e as fontes de proteínas completas para vegetarianos e veganos).

Pouco calórica (100g tem 336 kcal), a quinoa não contém glúten e seu índice glicêmico é baixo (assim como a batata doce, é absorvida e digerida mais lentamente, não causando picos e quedas bruscas de açúcar no sangue). Não é a toa que ela entra no grupo dos chamados superfoods (superalimentos), nome dado a alimentos que conferem mais benefícios à saúde do que a maioria. Neste grupo estão também o nosso açaí e castanha do Pará, além de romã, cacau, chia, linhaça e outros.

O preparo da quinoa é muito simples, praticamente como o do arroz, só mudando a proporção de 1 de quinoa para 2,5 de líquido. Aqui usei a receita do caldo de legumes do post anterior.

Ingredientes
1 xicara de quinoa branca
½ xícara de quinoa vermelha
1 alho poro (só as parte branca) fatiado o mais fino que puder
1 cebola picada em cubos pequenos
2 xícaras de chá de ervilha fresca
4 xícaras de chá de caldo de legumes
2 tomates sem pele e sem sementes picados
½ colher de chá de páprica picante
½ xícara de chá de vinho branco
2 cebolinhas (só a parte branca) picadas
½ xícara de salsinha picada (só as folhas)
Azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer

Lave bem a quinoa até que a água saia transparente. Cozinhe em fogo baixo com a panela tampada junto com 3 xícaras de chá de caldo de legumes e a páprica picante por aproximadamente 20 minutos.
Cozinhe a ervilha fresca em água e sal até que esteja al dente. Escorra e reserve.
Em uma frigideira grande, coloque um pouco de azeite e sue a cebola. Adicione o vinho e deixe reduzir. Junte o alho poro e refogue até que esteja bem macio. Adicione a cebolinha e a ervilha e salteie. Junte a quinoa e o restante do caldo de legumes e mantenha no fogo até que o caldo tenha quase secado. Corrija o sal, a pimenta, coloque a salsinha por cima e sirva.

Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne