Ratatouille

Berinjela, abobrinha, tomate e pimentão vermelho. Esses quatro ingredientes juntos são uma combinação perfeita.

A receita é do século XVIII, da região francesa de Provence, mas eu só tive interesse em fazê-la em 2007, quando a Pixar apresentou a sua versão de ratatouille ao mundo. Ver o ratinho preparando aqueles legumes empilhadinhos em forma de espiral aguçou minha curiosidade. Eu precisava comer aquilo! Assisti a cena do Remy preparando a ratatouille milhares de vezes. Ao mesmo tempo começaram a pipocar receitas em revistas e blogs. Fiz um apanhado de tudo o que me agradou e cheguei nesta receita, que fica incrível, segundo todos que a provaram. Ratatouille é realmente um prato maravilhoso, começando pelos ingredientes, que são fáceis de encontrar e acessíveis aos bolsos. Muito versátil, fica delicioso com pão, com arroz, como molho de macarrão, com couscous marroquino, como salada, antepasto, frio, quente, puro, com molho e provavelmente com muitas outras combinações que vocês venham a imaginar.

Para o preparo, você vai precisar de um refratário. Assadeiras de alumínio não servem porque assam muito rápido e a ratatouille pode queimar.

Ingredientes:

– 1 abobrinha italiana média
– 1 berinjela média
– 4 tomates italianos
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate
– azeite
– sal e pimenta do reino
– papel manteiga

Para o molho
– 1 lata de tomate italiano pelado ou 5 tomates sem pele e sem sementes
– 1 dente de alho picadinho
– ½ pimentão vermelho
– folhas de manjericão

Modo de fazer:
Comece fatiando a abobrinha, a berinjela e os 4 tomates o mais fino que puder. Se tiver um mandoline, vai facilitar bastante este processo. Senão, é só ter um pouco de paciência e fatiar com uma faca de chef bem afiada.
Espalhe a polpa de tomate no refratário e vá intercalando a abobrinha, a berinjela e os tomates até que cubram todo o refratário.
Salpique sal, pimenta do reino preta moída na hora, despeje um pouco de azeite por cima, cubra com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus.
Após 15 minutos, retire o papel manteiga e deixe assando por mais cerca de 20 minutos ou até que os legumes estejam macios e o liquido (eles soltam água) tenha quase secado.
Enquanto isso, prepare o molho. Sue o alho no azeite e coloque os pimentões picados e os tomates pelados. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Adicione as folhas de manjericão picadas, tampe a panela e deixe esfriar um pouco. Bata tudo no mixer ou liquificador, volte para a panela e deixe o molho apurar por mais 10 minutos.
Sirva a ratatouille e o molho junto com o acompanhamento de sua preferência.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne