anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida8

Finalmente esquentou. E agora acredito que o sol veio pra ficar. Pelo menos até março estamos garantidos. Logo mais tem até horário de verão. É muito amor.

Por isso, para homenagear esse cobertor natural que é o sol, minha sugestão de receita hoje é esse peixe lindo e saboroso que é a anchova.

Muita gente me pede sugestão de peixes para o dia a dia. E eu insisto sempre para que todos superemos essa mania de salmão e saint peter. Temos peixes mais baratos e mais saborosos que estes. E a anchova é um deles. Essa que usei custou 12 reais o quilo na feira do bairro.

anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida6

E para mim, se tem uma coisa que combina com peixe é banana. E dessa combinação nasceu essa receita. Um cacho de banana ouro e uma anchova comprados no mesmo dia na feira.  Se tiver com preguiça, pode só tostar a banana. Mas se animar, faz o nhoque. O preparo é ridículo de fácil e o sabor delicioso. O doce da banana cai super bem com o potência da anchova.

Aliás, não tema o peixe. A dica é pedir para o peixeiro limpar, fazer os filés e manter a pele. Isso é importante porque mesmo que você não curta comê-la, a pele protege a carne durante o preparo e garante que o peixe fique integro (não desfaça na frigideira) e muito mais suculento e saboroso.

Vamos começar pela parte mais longa da receita que é o nhoquinho de banana. Longa significa tipo, 15 minutos.

anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida

Peguem 12 bananas ouro bem maduras e leve para assar até que elas fiquem assim como na foto, isso leva uns 10 minutos em fogo alto.

anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida3 Deixe amornar e com  ajuda de um garfo descasque.

anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida4Amasse bem até virar uma pastinha. Nesse ponto, se você colocar um pouco de azeite e um pitada de sal já pode comer como um purê para acompanhar o peixe. Mas eu quero mais.
anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida5

Acrescente uma colher de chá de amido de milho e misture ate ficar homogêneo. Unte a sua mão com um pouco de azeite e faça bolinhas de 2cm de diâmetro.  Em uma frigideira toste as bolinhas no azeite para corar, só corar.

pintado_crocante_larissa_januario_semmedida2

Tempere as anchovas com sal e pimenta preta e leve a uma frigideira pré-aquecida com azeite com  pele virada para baixo. Se quiser que fique mais crocante, bata o peixe rapidamente na farinha de trigo ou de milho. Deixe tostar em fogo médio até que a carne do peixe começa a ficar branca. Ai vire e aumente o fogo só apara dourar a parte sem pele. E está pronto.

anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida2

Para acompanhar eu ainda tostei quiabos em rodelinhas e cebola roxa fatiada em pétalas.

anchova_nhoque_banana_ouro_larissa_januario_semmedida7

 

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas