Festas

Receita: Arroz Jasmim Picante com Coco, Alho-Poró e Camarão

Por Larissa Januário em: em: 10 de outubro de 2013
Tags:, , , ,

 

Eu poderia chamar de thai, mas acho que hoje tudo que tem coco e camarão vira thai. Logo, chamei de arroz de coco com camarão mesmo.  Isso porque eu tinha esses camarões congelados.

Eles sobraram da minha histeria no fim do defeso: chegamos em Santos e encontramos camarão pistola por 33 reais o quilo (quase o preço da carne moída, pensa?). Eu surtei e claro,  exagerei ! Fizemos coqueteis, empanamos e fritamos e sobrou. A vida é boa quando sobra camarão, né?

Tanto que decidi mandar essa receita.  Até porque os asiáticos estão cobertos de razão ao juntar frutos do mar com coco. Combina. O arroz jasmim, que é de fato thai, vem para coroar a brincadeira e dar uma liga. Ele é uma emoção a parte: aromático e levemente amendoado. Vale o investimento. Ainda mais pra acompanhar uma camarãozão. Vai por mim.

Receita: Arroz de Coco com Camarão 

Ingredientes (para 4 pessoas)

Para o arroz
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 talo de alho-poró
2 xícaras de chá de arroz jasmim
1 pimenta dedo-de-moça
3 ramos de coentro
8 camarões grandes
Pimenta moída na hora
Sal (1 colher de sobremesa)
1 xicará de leite de coco
1/2 xícara de castanha-de-caju picada grosseiramente

Para o caldo
cabeças dos camarões
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
1 talos verdes do alho poró
1 dente de alho
3 grãos de pimenta-do-reino preta
Talos de ervas como salsa, coentro e tomilho limão

Preparo 

Descasque os camarões deixando só a pontinha do rabo. Por que? Porque fica mais bonito. Ou peça o seu peixeiro para fazer isso. Mas não esqueça  de salvar as cabeças e cascas para o caldo. Reserve o camarão na geladeira e prepare o caldo.

Doure no azeite as cabeças e cascas do camarão até mudar de cor (ficar laranja) junte o alho, a cebola, o talo de alho-poró, a cenoura e todos os temperos e ervas.

Cubra com água e leve ao fogo baixo (ser ferver) por 10 minutos. Retire sempre a espuma da superfície com a ajuda de uma escumadeira (são as impurezas). Desligue o ogo, coe o caldo, volte-o para a panela e leve ao fogo por mais 20 minutos, sem ferver. Depois, reserve.

Coloque 1 litro de água para ferver em uma panela a parte. Em uma frigideira prepare o arroz. Derreta a manteiga e coloque o arroz e deixe fritar por alguns minutos. A ideia é que a manteiga o envolva bem e ajude a liberar todos os aromas do cereal. Esse arroz é super perfumado.

Quando o arroz estiver bem brilhante e levemente translúcido, cubra com o caldo camarão. Deixe em fogo médio até secar. Se os grãos ainda estiverem muito firmes, repita a operação. Eles devem ficar macios, mas ainda íntegros (al dente). Reserve quente.

Em outra panela (é, essa receita suja coisa pra caramba) refogue o alho-poró em azeite. Junte o leite de coco e a pimenta. Reserve.

Em mais uma panela (é, tô abusando), grelhe os camarões (em fogo alto) temperados com sal e pimenta por 5 minutos de cada lado. A ideia é que fiquem um pouco mal passados para não passar do ponto quando juntar ao molho. O ponto mal passado é levemente branco com bordas douradas.

Junte os camarões com o molho de coco e alho-poró (reserve alguns para decoração do prato). E despeje tudo no arroz.  Acrescente a castanha e as folhas de coentro. Misture tudo e sirva decorando com folhas de coentro e os camarões reservados.

 

 




One Comment

  1. […] Arroz com camarão, coco e alho-poró: receita que prova que os asiáticos estão cobertos de razão ao juntarem frutos do mar com coco. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *