Receita: Bacalhau às Natas

Ingredientes (para duas pessoas)

Lascas de bacalhau demolhado de duas postas médias (foto abaixo)
Salsinha a gosto
6 batatas pequenas cortadas em rodelas de 1/2 cm
Farinha de rosca ou queijo para gratinar (opcional)
Alho em lâminas (2 dentes)
Cebola em pétalas (1 pequena)


Para o bechamel (molho branco)

1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de farinha de trigo
Uns 2 ou 3 copos  de leite integral
1 cravo da índia
1/2 cebola pequena
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto

Preparo

Comece pelo bechamel (molho branco). Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem.

Quando a mistura começar a secar e ficar mais sólida, vá colocando o leite aos poucos (sempre aos poucos, isso ajuda a controlar). Sempre mexendo para não empelotar. A medida do leite varia com a espessura desejada para o molho. Se quer um molho mais ralo, mais leite, para um mais consistente, menos leite. Mas a proporção geralmente é essa da lista de ingredientes. Se tiver colocado mais do que necessário, deixe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Coloque a meia cebola com o cravo espetado com o louro e deixe uns 5 minutos. Acerte o sal, a noz-moscada e reserve. Vamos ao bacalhau.

Afervente rapidamente as batatas fatiadas e as postas de bacalhau (5 minutos na água já quente, bastam.Ninguém deve ficar super cozido, porque ainda vai para o forno). Retire e escorra. Reserve as batatas. Solte as lascas de bacalhau (atenção, não é pra desfiar), retire todos os espinhos e peles e reserve. Numa frigideira, doure levemente as batatas em azeite, acrescente a cebola, o alho e deixe dourar um pouco. Por último, junte as lascas de bacalhau, desligue o fogo e salpique a salsinha.

Em um recipiente que possa ir ao forno, coloque a mistura de bacalhau e batatas, cubra com o molho branco e salpique a farinha de rosca ou queijo. Leve ao forno alto até que doure por cima. Uns 10, 15 minutos bastam.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Festas, Pratos Principais, Receitas