Sigo na onda do calor que FINALMENTE assola o hemisfério sul. Sim, pra quem ainda não sabe, eu AMO calor. Adoro suar nas costas. Me sinto disposta, viva, leve, sem fome e sem sono. Por isso, nessa época abandono um pouco a carne e os preparos pesados. Mas sigo amando queijo, tomate e sabor. E essa receita reúne tudo isso.

Na verdade é quase um truque pra você fazer gordice, com uma sacada pra consciência (porque combinar queijo + molho é mais que uma janela). Vamos ao preparo que não deve levar muito mais tempo que o corte da berinjela e o tempero do molho. Ah! E o quase se deve ao fato de que ignorei solenemente a parte em que se empana e frita a berinjela.

Receita: Berinjela (quase) à Parmegiana

Ingredientes (para duas pessoas)
2 berinjelas médias (10cm no maximo) ou uma enooorme
1/2 vidro de passata de tomate (ou molho pronto da Taormina, da dona Helena, minha “ídola”, que foi o que eu usei)
sal e pimenta a gosto
queijo preferido a gosto (eu usei minas meia cura que é o que sempre tenho em casa)
algumas folhas de manjericão (ou a sua erva de preferência, vale orégano, salsa, alecrim, desde que esteja fresca pra combinar com o frescor da receita)

Preparo

Fatie a berinjela no sentido do comprimento. De ponta à ponta.  Não precisa e nem deve  fazer fatias muito finas (no máximo 1 cm de espessura). Quanto mais grossas mais tempo terão de ficar na grelha. Coloque as fatias de molho na água com algumas gotas de limão. Aqueça uma frigideira antiaderente.  Disponha as fatias na grelha sem nada e deixe dourar. Na verdade vai dar uma leve tostada o que é ago positivo e saboroso.

Se você for usar o molho pronto da Dona Helena minha participação quase acaba aqui. Eu geralmente faço meus molhos, mas é de quando compro é de extrema importância escolher produtos de qualidade e com o minimo de aditivos possível. Nesse caso, eu confio muito na Dona Helena e seus produtos.

Caso contrario, use a passata. Refogue a pasta em um pouco de azeite (1 colher de sopa), coloque um colher de sobremesa de sal, uma de café de açúcar e deixe ferver por 10 minutos. Prove, acerte o sal e reserve. Vamos à montagem.

Monte em uma travessa única ou em porções individuais começando por uma camada de molho, uma de berinjela e um pouco de queijo. Alterne as camadas. Sempre controlando dua necessidade de queijo e molho. Sempre lembrando que tudo está cozido nesta receita, o queijo só precisa derreter. Logo, não surte. Repita as camadas até faltar um dedo da superfície do refratário.  Leve ao forno alto até tostar o queijo, ou só derreter. Coma até morrer. SEM CULPA!!! Esse prato tem baixo teor calórico, pode substituir o queijo minas por ricota, mas não ficará na mesma textura.

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem carne