Molhos

Receita: Bife Ancho com Salada Verde e Pesto de Agrião (ou o melhor bife do mundo)

Por Larissa Januário em: em: 21 de janeiro de 2015
Tags:, , , ,

 

bife_ancho_pesto_agriao_semmedida_larissa_januario4

Mais uma do tipo fácil, mas tão fácil que dá vergonha de postar. Mais da metade do trabalho já foi feito. Se a gente não estragar o ingrediente, tá ótimo.

Eu não sou exatamente uma amante de bife. Prefiro outras variações de cortes. Mas o bife ancho foge à regra é o meu corte favorito para um dia de deleite e indulgência carnívora. É saboroso, é  suculento e exige bem pouco do cozinheiro.

Como eu disse lá em cima, grande parte do trabalho (se você escolheu direito) a natureza e o fornecedor já fez. Esse corte também conhecido como filé da costela,  é retirado justamente dessa região privilegiada, especificamente do contrafilé. Isso concede à carne alto índice de marmoreio graças à gordura clara entremeada. É dela a função de deixar a carne com textura extra macia e com muito sabor.

Brilha muito no churrasco, mas na chapa ou frigideira será de longe o melhor bife que  você irá comer. Tem de ser alto e preparado em em calor seco  para que crie uma crosta dourada, mantendo seus sucos, sua maciez e seu sabor.

Como a estrela é o bifão portentoso, minha sugestão é um acompanhamento bem leve como a salada verde. Para dar a liga um picante pesto de agrião com amêndoas. Vai fundo, por minha conta. Segue o preparo.

bife_ancho_pesto_agriao_semmedida_larissa_januario11

Para o bife, aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Passe um barbante em torno da carne formando um medalhão. Isso ajuda a manter a forma do bife durante o preparo e reter os sucos que muito nos interessam. Com a frigideira bem quente coloque a carne, sem nenhum tempero.

Deixe dourar em fogo alto por uns 3 min ou 4 min ou até ver que formou a crosta escura. Vire e deixe dourar do outro lado. Esse tempo é para um bife mal passado.  Se preferir ao ponto, deixe de 5 min a 7 min e para bem passado, até 10 min de cada lado.

bife_ancho_pesto_agriao_semmedida_larissa_januario3

Quando o bife chegar ao ponto desejado, salpique flor de sal, sal rosa, ou mesmo sal grosso moído, e deixe descansar por pelo menos 4min. Isso fará com que os sucos agitados pelo calor se acalmem, retornando ao centro da carne. Se você insistir em  fatiar precipitadamente o líquido sagrado escorrerá e se perderá.

bife_ancho_pesto_agriao_semmedida_larissa_januario12

Enquanto isso faça o pesto. Em um liquidificador bata um maço de agrião, as amêndoas (1/2 xícara), 1 dente de alho e acrescente azeite até metade do conteúdo do copo. Bata até ficar aveludado e cremoso e sirva com o bife a salada.

bife_ancho_pesto_agriao_semmedida_larissa_januario13

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *