Eu não sou uma early adopter de série de TV. Não sou do tipo que abraça todos os lançamentos, ao contrário. Tenho até um pouco de precon com novidades e certo apego aos velhos hábitos televisivos. Daí que faz um tempo que uma amiga fica insistindo para  que eu assista Downton Abbey. E agora, que a série estreou no Brasil na GNT eu acabei vendo uns trecho e me convenci de que ia curtir.

Agora estou viciada,  perdendo fins de semana inteiros no sofá com as intrigas e dilemas da nobreza inglesa do início do século 19. Daí que quando você assiste, dá vontade de tomar chá.  No domingo, eu fiz isso. E para acompanhar o meu Earl Grey nada mais justo que um biscoito amanteigado. Para saber mais sobre chá, vá ao Rota do Chá, site da minha amiga Hanny Guimarães, ela entende tudo do assunto e tem fotos lindas de morrer.   Lá em baixo, listei alguma dicas que ela me deu há algum tempo, quando fiz uma entrevista para uma matéria sobre harmonização no UOL Comidas e Bebidas.

Receita: Biscoitinhos amanteigados de parmesão e alecrim para o chá com Downton Abbey

Ingredientes (rende uns 40 biscoitinhos)

1 xícara de chá bem cheia de queijo parmesão ralado (cerca de 100 g)
1 barra de manteiga sem sal (de 200g)
2 xícaras e meia de farinha trigo (cerca de 300g)
1 ramo de alecrim
1 colher de sobremesa de sal (ou flor de sal para salpicar) 

Preparo
Eu usei a balança, mas se não tiver,  vai na xícara que dá certo também. Misture os secos: queijo, farinha, alecrim e sal (se não for usar a flor de sal). Junte a manteiga e misture ate obter uma massa lisa e homogênea. Pronto. É isso. O resto é brincar de massinha.

Faça bolinhas ou palitinhos (nesse caso corte com a faca) e aperte com o garfo. Leve ao forno por 10 minutos ou até que dourem.  Pronto. Está feito o seu biscoitinho. Quem não gosta de alecrim pode substituir por tomilho, salvia, manjericão, pimenta rosa (aroeira). O mais indicado é que a erva esteja seca para não interferir no ponto da massa com sua umidade e não ficar com um sabor muito acentuado e matar o chá.

Uma pitada de reportagem: você sabe a diferença entre chá e infusão?

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Entradas e Petiscos, Lanches e Sanduíches, Receitas