bolo_mandioca_coco_melado_larissa_januario_semmedida14

A massa de mandioca é algo muito simples e artesanal. Basicamente é uma farinha de mandioca obtida da mandioca ralada, fermentada e escorrida, quase seca. Muito usada em bolos como o tradicionalíssimo Bolo Souza Leão. Em São Paulo eu só consigo encontrar em feiras livres (nunca vi uma versão industrializada à venda). Se você não achar na sua cidade, aqui nesse site a autora ensina a fazer a Puba em casa, parece bem fácil.

Para o Especial de Mandioca do Sacola Brasileira, eu decidi fazer o bolo do saquinho de puba, mas claro, com algumas mudanças a la Sem Medida. Troquei o açúcar comum pelo mascavo e servi com uma boa dose de calda de melado de cana. O resultado foi um bolo molhadinho, mas ainda assim leve, considerando a ausência de glúten.  Aliás, essa é uma excelente opção para os celíacos (quem tem intolerância a glúten). Para os mais ousados vale colocar um pouco de canela em pó ou alguma outra especiaria de sua preferência. Vamos à receita.

Ingredientes

400g de massa de mandioca 1 xicara de coco ralado fresco 50g de queijo ralado meia cura 2 copos americanos de leite 2 copos americano de açúcar mascavo 2 colheres de sopa de manteiga com sal 3 ovos 1 colher de chá de fermento químico Melado de cana a gosto Preparo bolo_mandioca_coco_melado_larissa_januario_semmedida18 Coloque na batedeira ou no liquidificador a farinha de puba, o queijo e açúcar mascavo. bolo_mandioca_coco_melado_larissa_januario_semmedida20 Junte a manteiga, o leite, os ovos e bata por pelo menos uns 10 minutos. Acrescente o fermento e bata mais um pouco. bolo_mandioca_coco_melado_larissa_januario_semmedida21 Unte uma forma com manteiga e passe farinha. Despeje a massa e leve ao forno alto por 10 minutos, depois abaixe para médio e deixe mais 10 minutos. faça o teste do palito, se sair limpo, está bom. Espere esfriar e desenforme. Sirva com o melado de cana. bolo_mandioca_coco_melado_larissa_januario_semmedida15

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sobremesas