Cacciatora significa “à maneira dos caçadores” em italiano. Na cozinha, o termo “alla cacciatora” é usado para definir pratos preparados por caçadores. Considerando que a caça é uma atividade comum aos membros das famílias italianas. Originalmente o termo é aplicado para um fricassê de frango (pollo ala cacciatora) ou coelho.

Mas como na cozinha tudo se transforma e se adapta, há um sem número de pratos para o mesmo nome. A ideia é pegar o que se tem a mão para temperar uma carne dando num molho encorpado e substancioso. Ou em alguns casos, em um dia de má sorte em que não se abateu nada, coloca-se apenas um salaminho (um pequeno embutido italiano). Geralmente, o molho leva vegetais como tomate, cebola, pimentão, ervas e vinho. Sempre servido com uma massa ou um pão rústico.

Nessa receita usei o que tinha em casa: pimentão vermelho, tomates cherry em lata (meu novo amor de prateleira), cebola roxa, alho, ervas da horta de janela e um naco de lombo defumado que estava congelado.

Para a massa, fui de bucatini, uma das minhas favoritas. Também conhecido como perciatelli, é um grosso espaguete que tem um buraco no meio, deixando-o oco como uma mangueira. Bucatini é comum em toda a região do Lazio, especialmente em Roma. 

É indicada pra molhos encorpados e pedaçudos com legumes e pancetta. Justamente o nosso caso. O tempo médio de cozimento dessa massa é de nove minutos, mas siga sempre a indicação da embalagem. Vamos à receita.

 

Receita: Bucatini à caçadora

Ingredientes (para 4 pessoas)
150 gramas de lombo defumado cortado em tiras médias (ou bacon se você estiver gordinho)
1 cebola roxa em tiras médias
2 dentes de alho amassados
½ pimentão vermelho em tiras médias sem semente (se quiser suavizar ainda mais tire a pele tostando o pimentão. Não tirei porque queria um molho rústico mesmo)
2 latas de tomate cereja em lata (vale do italiano também)
1/2 xícara de chá de vinho tinto seco
Pimenta a gosto
Sal a gosto (cuidado, pois o lombo defumado tem sal e usaremos um pouco da água salgada da massa)
Ervas frescas a gosto (usei tomilho e salsa)
Azeite (1 colher de chá basta)
1 pacote de 500g de bucatini ou (alguma massa longa)
Queijo parmesão em lascas para finalizar

Preparo

Em uma caçarola coloque as tiras de lombo defumado e deixe dourar, junte o pimentão e a cebola roxa e o alho em lâminas. Deixe refogar.

Acrescente os tomatinhos em lata e mais uma lata de água. Coloque o vinho e metade das ervas e deixe o molho ferver até encorpar.

Cozinhe a massa conforme instruções e tempo determinado na embalagem. A dica é sempre colocar muita água e bastante sal (os italianos brincam sempre que a amassa deve ser cozida em água salgada como o mar). Nada de óleo na água. Ele deixa a massa viscosa e forma uma capa em torno dela dificultando a aderência de molho. Escorra reservando um pouco de água do cozimento.

Despeje o molho bem quente sobre a massa, coloque uma concha da água do cozimento e sirva imediatamente salpicando o restante das ervas e o queijo parmesão sobre o prato.

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas