Entradas e Petiscos

Receita: cheesecake salgado de tomates confitados

Por Larissa Januário em: em: 2 de Abril de 2018
Tags:,

 

Esse definitivamente foi o hit do meu verão. Tô tão apaixonada por essa receita que ando meio repetitiva. Já servi em evento, dei de presente para amiga querida de aniver e até sorteei no insta (@semmedida).

Vou explicar o motivo do amor: trata-se de um ou uma cheesecake, só que salgada. Pois éeee. Tá, tá, tá. Eu não sou a primeira nem serei a última pessoa a fazer uma versão salgada desse doce gringo icônico.

Mas na minha vida tal preparo era inédito até então. Nunca tinha comido uma cheesecake salgada.  E além disso, os fãs que me perdoem, mas eu não sou uma entusiasta do cheesecake tradicional americano.  Talvez por isso, apesar de sempre ter acreditado que essa receita ficaria melhor com base de sal, eu nunca tinha me metido a testar.

Mas como a necessidade é a mãe da criatividade,  em janeiro eu tinha que botar um brunch pra 100 pessoas e o espaço do cliente não tinha quase nenhuma estrutura de cozinha. Fácil né? Eu precisava de uma receita que segurasse esse tchan sem perder a ternura e ainda cumprisse a obrigação de ser gostosa. Bingo!

Cheguei nesse chessecake. Não é uma receita difícil, mas tem vários passos, então requer amor. Que eu sei que você tem de sobra pela comida.

Estão chega de blá blá blá e vamos ao passo a passo que é o que interessa.

Serve: 12 pessoas comedidas

Para a base (opcional, para uma receita lowcarb exclua esse passo):

350 gramas de farinha de trigo (3 xícaras de chá)
1 pitada de sal
280 gramas de manteiga gelada cortada em cubos (1 tablete mais uma colher de sopa)
3 colheres de sopa de água gelada

Para a massa:

600 g de creamcheese em temperatura ambiente
200 g de parmesão ralado
3 ovos
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta recém-molhada
1 pitada de noz-moscada
1 xícara de manjericão fresco picado

Para a cobertura:

Mini Tomate assado 
200g de mini tomates
1/2 xícara de azeite de oliva

Manjericão frito
1 maço de manjericão anão
1/2 xícara de chá de azeite de oliva

Pesto de tomates assados
300g de tomates maduros porém, firmes
1 xícara de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 xícara de amêndoas em lâminas tostadas
2 dentes de alho
1 colher de café de páprica picante

Preparo 

Base

Pré-aqueça o forno a 180º C.  Faça a massa Em uma tigela junte a farinha e a manteiga misturando com as pontas dos dedos até forma uma farofa. Junte a água gelada e amasse mais um pouco ate virar uma massa lisa. Não sove, porque a ideia é que a massa fique crocante. Se sovar o glúten vai desenvolver e ela ficará elástica.

Cubra uma assadeira de fundo removível com a massa, faça furos com o garfo na superfície e reserve na geladeira por alguns minutos só pra firmar um pouco. Leve ao forno e deixa achar por uns 20 minutos.

Coberturas
Enquanto a massa assa, vamos dar encaminhamento às coberturas. Trabalhando os dois tomates.  Comece pelos grandes. Corte-os no sentido do comprimento e retire as sementes. Tempere com sal e deixe descansar em um escorredor de macarrão por uns minutos. Coloque-os numa assadeira untada com azeite com a casca para baixo e uns 2 dentes de alho grandes com casca.

Leve ao forno até que eles sequem, coisa de 15 a 20 minutos. Retire e deixe esfriar.

Em paralelo. Corte os mini tomates ao meio no sentido do comprimento. Coloque-os numa assadeira untada com azeite com a casca para baixo. Tempere com uma pouco de sal.

Leve ao forno até que eles sequem, coisa de 15 a 20 minutos. Retire e deixe esfriar.  Depois transfira para um pote e envolva-os com azeite extravirgem. 

Verifique se a massa já assou. Se sim, retire do forno e deixe descansando. Volte para o recheio.

No copo do mixer ou no liquidificador coloque os tomates grandes assados, o azeite, a amêndoa (só metade, o resto deixa pra decorar), o balsâmico, a páprica, os alhos assados (sem a casca que deve sair facilmente) e 4 pedras de gelo. Bata até formar um molho pesto cremoso. Prove o sal.  São tantos passos que não fiz foto desse. :(
Reserve o pesto fora da geladeira e vamos a massa do cheesecake.

Numa batedeira ou com a ajuda de um mixer com fuet, bata o creamcheese ate que ele fique bem lisinho e aerado.

Junte o queijo parmesão, o manjericão picadinho, a noz-moscada, a pimenta moída, o sal, e bata mais um pouco. Por último junte os ovos e misture manualmente e de forma suave. Não bata os ovos para não incorporar ar, afinal de contas não queremos um suflê.

Despeje essa mistura sobre a base e asse por 20 a 25 minutos em 180 graus.  Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Enquanto a massa esfria, vamos fritar os manjericões. Solte as folhas que devem já estar limpas e secas. Aqueça uma frigideira com azeite suficientes para cobrir todo o fundo. Esse processo é super delicado, o óleo deve estar quente, mas não SUPER quente. Se você colocar a mão próxima a panela, deve sentir um calor suportável.

Coloque as folhas e vá controlando a fritura salteando a panela numa brincadeira de perto e longe do fogo. Quando as folhas começaram e ficar transparentes já tire do fogo e continue salteado para que elas termines de vitrificar. Retire delicadamente da panela e deixe escorrer em um prato com papel toalha.


Na hora de servir, lambuse a massa do cheesecake com o pesto e espalhe os mini tomates sobre ele. Eu fiz um pouco de mini tomate assado em rama para dar um charme na montagem. Mas não é necessário. Salpique o manjericão frito e as amêndoas tostadas.

Cheesecake pode ser mantido até 5 dias na geladeira, mas sem a cobertura.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *