curry_peixe_larissa_januario_semmedida17

Curry não é um tempero. É a combinação de vários. Também cinhecido como caril é muito utilizado em países asiáticos como Índia, Tailândia. Lá aliás, é tão popular que as famílias podem ter suas próprias  combinações. Geralmente levam gengibre, canela, cominho, cardamomo, zimbro, cúrcuma, feno-grego e principalmente pimenta.

Meu sogro que viaja bastante a trabalho, trouxe para nós um estoque  maravilhoso de especiarias do Marrocos. Não deu para resistir, tive que fazer meu curry.

curry_peixe_larissa_januario_semmedida18

Entre as coisas diferentes que usei, foi o dried lime. Isso mesmo, um limão seco escuro, também chamado de black lime (noomi basra ou limoo amani (nos países do Oriente Médio), onde é muito usado. Ele conserva um pouco do sabor e aroma do limão, mas acaba ganhando um ar defumado e fermentado.  Também usei sementes de mostarda, pimenta preta, cominho, erva-doce e semente de coentro (1/2 colher de sobremesa de casa). Em pó para dar cor usei urucum, páprica picante e cúrcuma (uma colher de sobremesa de cada). Soque todos os temperos em grãos e junte com os pós.  Escolha um pimenta fresca de sua preferência (vale dedo-de-moça, jalapeño, bode, aji). Eu usei harissa em pasta, que tem como base a malagueta, porque que tinha e e bem saborosa.  Misturei dois dentes de alho e uma colher de café e gengibre fresco.

curry_peixe_larissa_januario_semmedida19

Em uma frigideira com um fio de azeite refogue 1 cebola em cubos até ficar transparente e junte a pasta de pimenta fresca. Depois acrescente os secos. Deixe tostar uns segundos para liberar os aromas e depois coloque um copo de caldo de cabeça de peixe (se não tiver use de frango ou água) para virar um pasta grossa e aromática. Junte 1 lata de tomate pelado e bata bem com o mixer.

curry_peixe_larissa_januario_semmedida20

Acrescente 1 vidro de leite de coco, 1 pau de canela e deixe ferver ate engrossar bem. Coloque os cubos de peixe, eu usei cação, mas pode ser um peixe de sua preferência.Junte ervilhas frescas/congeladas (há) e deixe cozinhar com o peixe. Quando o peixe mudar de cor e ficar macio está pronto. Atenção! Peixe cozinha super rápido, coisa e 4 minutos no caldo já está no ponto. Salpique castanha de cajú e coentro e sirva com arroz branco do tipo jasmim.

curry_peixe_larissa_januario_semmedida15

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas