Entradas e Petiscos

Receita: Dadinho de tapioca com jambú

Por Larissa Januário em: em: 4 de dezembro de 2017
Tags:, , ,

O dadinho de tapioca é sem dúvida o maior clássico moderno da cozinha brasileira. Criado pelo gênio Rodrigo Oliveira, chef do maravilhoso restaurante Mocotó (e pra nossa sorte do Esquina Mocotó e do novíssimo Balaio), é a prova saborosa de que receita boa tem que ser compartilhada.

Rodrigo, que tenho o privilégio de conhecer pessoalmente, é daquelas pessoas bacanas e generosas e nunca se fez de rogado. Desde sempre compartilhou com quem quisesse a sua criação. Uma receita simples, democrática e o principal, deliciosa. E como toda receita viva, ela vai se modificando de mão à mão, de fogão a fogão. Aqui em casa a gente trocou o queijo coalho por meia cura mineiro. E ficou maravilhoso, uma espécie de pão de queijo frito.

Às vezes, eu até tempero com algumas ervas. Vale coentro, jambu, manjericão… Sua criatividade é quem manda.  Segue a minha versão.

Ingredientes

1L de leite

500g de queijo meia-cura ralado grosso

500g de tapioca granulada

Folha de jambu frescas (opcional)

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Leve à geladeira por pelo menos três horas para firmar bem a massa. Desenforme sobre uma tábua de corte fatie em cubos.

Forre uma forma retangular de pelo menos 20cm por 10cm  com plástico filme e reserve. Leve o leite para ferver em uma panela média, com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Não carece de muito sal, pois o queijo já é bem salgado então vá com calma.  Em uma tigela, misture a tapioca e o queijo.

Quando o leite ferver, desligue o fogo, adicione o queijo com a tapioca e misture bem. Rapidamente, transfira a mistura para a forma forrada. Tem que ser rápido para não esfriar na panela.

Aqueça uma panela com óleo e frite os dadinhos até ficarem dourados. Se quiser ser mais light, disponha numa assadeira untada e asse em forno alto até dourar.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *