molho_sugo4

Molho de tomate ao sugo é que nem roubar pão na casa do João. Parece fácil, mas é difícil. Às vezes fica ácido e indigesto, daquele que você come e fica lembrando para sempre.

Um jeito de conseguir um bom molho equilibrado e mais próximo do fresco é usar uma base de  mirepoix. O açúcar presente na cebola, no salsão e na cenoura ajudam a equilibrar a acidez do tomate, além de darem corpo e profundidade de sabor ao molho.

almondega_sem_medida_larissa_januario27

Comece picando os vegetais. Do mesmo tamanho de preferência para que ninguém queime antes. Você vai precisar de duas partes de cebola para 1 parte de cenoura e 1 parte de salsão. Essa é a proporção indicada para um mirepoix básico. Deixe que os legumes refoguem até mudar de cor como na foto. Nesse momento, se gostar, acrescente o alho picado. Na sequência, junte os tomates. No caso dos tomates pelados em lata, é só coloca-los e passar o mixer.

almondega_sem_medida_larissa_januario12

Mas se optar por usar tomates frescos eles devem estar sempre maduros e firmes.

como_descascar_tomate_larissa_januario

Para descascá-los, faça um leve corte em forma de + na parte oposta a do topo, onde ficaria o talo. Depois coloque em água  fervente por alguns minutos, ate começar a abri a pele. Descasque facilmente.

como_descascar_tomate_larissa_januario6

Passe o tomate amassado pela peneira para tirar as sementes. E nesse ponto você pode acrescentar ao refogado do mirepoix. Deixe cozinhar por 20  minutos no caso dos tomates frescos e 40 minutos no caso dos tomates enlatados.

almondega_sem_medida_larissa_januario13Para aromatizar o molho, amarre um maço de manjericão e inclua ao cozimento. Retire no final. Também pode ser orégano fresco ou salsinha.  Não tampe. Corrija o sal e use como quiser. Pode ser congelado depois de pronto.

 

Nas Categorias: Molhos, Receitas