Festas

Receita de Moqueca Sertaneja da Margot

Por Larissa Januário em: em: 25 de julho de 2013
Tags:, , , ,

 

Eu amo moqueca. Todas elas. A goiana, a baiana, a paraense, a capixaba, a vegetariana…Pois é. Se você nem sabia que existiam tantas, vai se surpreender  com a receita de hoje. A Moqueca Sertaneja me foi apresentada pela amiga, vizinha e cozinheira de mão cheia Margot. Uma baiana das boas, que trabalha no Goshala (restaurante que faz a melhor moqueca vegetariana que já comi). Além disso, ela vende congelados saudáveis e deliciosos no seu Culinária da Margot.

Na receita dela a moqueca se apresenta no melhor estilo Surf and Turf (mar e montanha), combinando frutos do mar com carne de porco. Foi com essa receita que provei pela primeira vez a fruta pãoFruto nutritivo originário da Indomalásia que serve de base na alimentação dos povos da Polinésia, no Oceano Pacífico e pelo visto, da Bahia. Tem sabor delicado, levemente adocicado, textura macia, depois de cozida. Algo entre a batata e o nhame, mas mais aveludada. Procure e se encontrar, prove.

As fotos abaixo são do dia que abri minha cozinha para a Margot. Não estão lá essas coca-colas, nem fazem jus ao sabor do prato, mas eu achei que seria um erro guardar esta receita comigo. Lá em baixo, um pouco da história da moqueca, um dos pratos mais originais da nossa cozinha. A próxima será uma versão sem carne.

Receita: Moqueca Sertaneja da Margot

Ingredientes (para 6 pessoas)

200g charque cortado e desalgado
250 calabresa em cubos
200 g lombo de porco defumado
100 g de bacon
1 quilo de frutos do mar (lulas, maricos, vieiras, camarões, o que você puder e o dinheiro der)
100 g de camarão seco dessalgado
100 ml de molho de tomate
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1
 cebola em rodelas ou picada ( 100g )
3 tomates em rodelas ou cubos
3 dentes de  alho amassados
250 de mandioca em cubos al dente (ou fruta pão) difícil de achar em alguns lugares
Pimenta a gosto
Azeite de dendê
Cheiro verde a gosto (salsa, cebolinha e coentro) 

Preparo

Comece fritando as carnes separadamente: o lombo defumado, o charque, a calabresa e o bacon. vale colocar um pouco de cebola ou alho poró nessa fase. Retire o excesso de óleo e descarte e reserve as carnes. Salteie os frutos do mar frescos. Nós usamos lulas, vieiras, camarões e mariscos.  Reserve também.

Refogue o restante da cebola com o tomate e o alho. Junte os camarões secos. Acrescente as carnes defumadas e os frutos dos mar. Despeje o leite de coco, o molho de tomate, o cheiro verde, a pimenta inteira (usamos de bode) a castanha de caju e deixe no fogo para pegar gosto por  uns 5 minutos. Finalize com o azeite de dendê. Acerte o sal.     

 

 

Cerveja Sugerida: Bamberg Bohemian Pilsen Camila Camila

 

Inspirada na musica da banda Nenhum de Nós. Cerveja do estilo Bohemia Pilsener, produzida em Votorantim (SP) pela Bamberg. Boa presença de amargor. É considerada uma releitura da Tcheca, feita há tempos pela mesmas cervejaria. Lúpulo presente e notas de malte e cereal. Um cerveja fácil de beber por um longo tempo.  Preço médio: R$ 15,50 (600 ml)

 

 

 

Mais sobre moquecas:

 Uma pitada de reportagem: Moqueca, cada um na sua, mas com algo em comum

 




One Comment

  1. […] mesmo dia que fizemos a maravilhosa moqueca sertaneja da Margot aqui em casa, rolou também uma versão sem carne para alimentar ao Felipe, uma grande amigo que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *