Há alguns anos eu inventei um prato: Filés de peixe ao forno com alho-poró, leite de coco coberto com farofinha de pão italiano.  Falando assim parece nada, mas ficou tão bom, mas tão bom, que foi um dos motivos de eu ter criado esse blog na tentativa de registrar as minhas presepadas na cozinha.

Algum tempo depois eu conheci o Gus, a gente namorou, casou e eu fiz pra ele esse peixe. E ele amou. Desde então, quando  algo dá errado e precisamos subir a barra em casa o pedido é sempre “o melhor peixe do mundo”.  Ele chegou até a batizar de peixe Novelle Cuisine (conheça o significado aqui).

Exageros maritais a parte, até que meu peixe se encaixa nesse perfil da nova  cozinha. Mas o importante mesmo é que é gostoso e melhor ainda, bem fácil de fazer e relativamente barato. Por isso, vamos ao que interessa, a receita.

 

Receita: Peixe com coco e alho-poró

Para 4 porções

Ingredientes
4 filés de tilápia
1 vidro de leite de coco (se tiver com coragem faça o seu em casa)
2 talos de alho poró cortado em rodelas
1 pão italiano torrado e moído para a farofa
1 pimenta dedo de moça (ou a de sua preferência)
1 colher de sopa de manteiga
Pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
azeite de oliva

Preparo
Comece pela farofinha. Corte o pão italiano em fatias e torre em forno alto até dourar. Depois triture no processador, liquidificador ou amassando com um rolo de massas. A ideia é que vire uma farinha. Aqueça a manteiga numa panela e coloque essa farinha, mexa até dourar. Reserve. Tempere os filés de peixe com pimenta preta e sal, reserve. Numa frigideira aqueça uma colher de café de azeite de oliva e coloque o alho poró em rodelas e a pimenta fresca amassada. Refogue por 5 minutos, acrescente o leite de coco e deixa em fogo brando por mais 5 min. Numa assadeira coloque os filés, depois o molho de coco, mas sem que cubra o peixe. Sobre cada filé coloque uma camada fina da farofinha de pão. Leve ao forno a 180 graus por 10 min. Sirva acompanhado de batatas assadas ou arroz branco.

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas