Está quente como há tempos não ficava aqui na Paulinóia. Longe de mim reclamar disso. Amo o calor, o sol e tudo que cerca este contexto. Até a dieta é favorecida com o calor. Quando esquenta assim fica difícil atolar o bucho em comida pesada e hiper calórica. A sugestão é aproveitar a onda e dar uma afinada.

Mas sem jamais perder de vista o sabor. Por isso, esta semana aqui em casa a estrela foi o espaguete de cenouras. Uma delícia e super leve pautada na única coisa que eu tinha na geladeira depois de uma semana de abandono de lar. Vamos à receita!

Receita: Espaguete falso de cenouras com almôndegas cítricas 

Ingredientes (para duas pessoas)

Para as almôndegas cítricas
300g de carne moída (patinho é mais magra)
1 noz moscada ralada
1 cebola roxa bem picadinha
2 ramos de salsa bem picados
Raspas de 1 limão
1 pão fatia de pão integral
1 ovo
1 colher de café de sal
Pimenta-do-reino}

Para o espaguete
4 cenouras grandes
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
Qualquer queijo curado ralado (opcional)
Folhas de manjericão (opcional)
Preparo 

Comece pelas almôndegas juntando à carne moída as cebolas, a salsa, o ovo, o sal, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, as raspas de limão (vão deixar as almôndegas bem aromáticas).

Umedece a fatia de pão de forma integral com água aos poucos até que vire uma papinha (1/2 copo americano basta). Junte essa pasta à mistura. Mexa bem. Faça as bolinhas e reserve na geladeira. Vá para o molho de tomate.

 

Fatie o alho, ou esprema, ou amasse (ou corte em toras pois a ideia é ser simples). Refogue o alho no azeite até dourar, junte o manjericão e o tomate pelado. Tempere com o sal e o açúcar e deixe ferver. Se quiser um molho mais liso, bata com o  mixer.

Enquanto o molho engrossa, corte a cenoura em fitas ou tiras com a ajuda de um descascador. Este é um utensilio barato, essencial e versátil. Se você não tem, compre.

Coloque a cenoura fatiada no molho e sobre elas as almôndegas. Tampe e deixe cozinhar entre 10 (para almondegas mais ao ponto)  e 15 minutos (para almondegas bem passadas). Se quiser um “espaguete” mais  al dente, coloque primeiro as almôndegas e depois de 8 minutos a cenoura. Deixe por uns 8 minutos e desligue e sirva com punhado de queijo salpicado.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas