Festas

Receita: Fideua

Por Larissa Januário em: em: 5 de novembro de 2015
Tags:, , ,

 

 

fideua_semmedida_larissa_januario14

Fideuá, se você ainda não comeu coma.  Aproveite que o fim de semana está a vista, faça a rycah e corra atrás do camarão. Você merece essa ousadia!

Trata-se de um prato de origem espanhola, de Valência e não por acaso, muito semelhante à paella. Só que nele, o arroz dá lugar ao macarrão. Especificamente ao fidéu, aqui mais conhecido como cabelo de anjo, aquele espaguete beeeem fininho. Na Itália chamado de cappellini.

Mas reza a lenda que o prato surgiu de uma variação de outro arroz espanhol, chamado de Arroz à Banda. Também muito parecido com a paella, mas preparado em uma panela diferente, de ferro. É feito com peixes e frutos do mar. Mas no final, separa-se e serve as carnes à parte, daí o nome, à banda. Como pertences perdem o sabor para o arroz, coloca-se molho aioli para acompanhá-los.

Voltando ao fideuá, reza a lenda que o cozinheiro de um barco nunca conseguia servir quantidade suficiente de arroz à banda para a tripulação. Porque o capital, um grande admirador da receita, comia tanto, que não sobrava nada a pros marinheiros. Na tentativa de que sobrasse comida, o tal cozinheiro teria trocado o arroz pelo macarrão.  Pensando que assim o prato seria menos apetitoso o capitão.

Se o capitão comeu menos eu não sei. Mas aqui, quando a gente faz não sobra. Para ficar mais emocionante eu acrescentei o chouriço espanhol. Aquela linguiça repleta de páprica. Bora para o prato então.

Antes de tudo, é importante lembrar que essa receita fica mais saborosa se tiver um caldo de peixe ou camarão. Aqui ensino a fazer o de camarão.

fideua_semmedida_larissa_januariofideua_semmedida_larissa_januario2Fatie o chouriço espanhol, umas 150g bastam, e leve a uma frigideira quente com 1 colher de chá de azeite. Junte 1 cebola picada e deixe suar um pouco, depois acrescente o 2 dentes de alho picados.

fideua_semmedida_larissa_januario3fideua_semmedida_larissa_januario4

Acrescente 1 pimentão vermelho e 1 verde, dos pequenos, picados em cubinhos. Deixe todo mundo refogar uns 3min.

fideua_semmedida_larissa_januario5fideua_semmedida_larissa_januario6

Junte 1 lata de tomate pelado e misture bem. A idei é ficar um molho bem grosso, rústico e pedaçudo mesmos. Reserve. Neste ponto, ligue o forno no máximo e deixe aquecendo.

fideua_semmedida_larissa_januario8 fideua_semmedida_larissa_januario7
Como faltou verba, não teremos frutos do mar, somente um bendito camarão. Tempere-os com sal e pimenta preta e doure-os rapidamente em uma frigideira BEM quente, só para selar e dar uma cor. A ideia é que fique mais cru, para terminar de cozinhar no molho. Reserve. Volte ao molho.

fideua_semmedida_larissa_januario9fideua_semmedida_larissa_januario10

Quebre meio pacote de cappelini e junte ao molho. Misture bem para incorporar os temperos.

fideua_semmedida_larissa_januario11

Com a panela no fogo junte parte do caldo de camarão e mexa bem para que o macarrão comece a absorver o líquido.

fideua_semmedida_larissa_januario12

Junte o restante Coloque o caldo de camarão até quase cobrir e leve o forno pré-aquecido.  Quando o caldo secar e as bordas escurecerem estará pronto. Isso deve levar o mesmo tempo que a massa exige para ficar cozida (esse tempo está na embalagem).  Salpique cheiro e verde e se quiser ousar, sirva com aioli.

fideua_semmedida_larissa_januario13

 




2 Comments

  1. Jaisson Viana disse:

    Qual a quantidade de camarão que foi usada?

  2. Larissa Januário disse:

    Olá Jaissom,
    eu usei uns 400g. O mais importante é que se faça um bom caldo para dar gosto. Att,
    Larissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *