Pratos Principais

Receita: Filé Suíno Agridoce ao Molho “Tarê” de Tangerina, Cebolas Glaçadas e Arroz Jarmim

Por Larissa Januário em: em: 11 de junho de 2013
Tags:, ,

 

 

Ingredientes
300g de filé mignon suíno cortado em medalhão (na transversal das fibras)
4 colheres de shoyu
2 colheres de mirin (sakê culinário)*
1 colher de sopa de mel
1 colher de sobremesa de molho de peixe (namplá)*
1 colher de sobremesa de molho de ostra*
1 talo de cebolinha
1 colher de café de raspas de tangerina clementina (pode ser outra, mas essa é linda demais)
1 xícara de arroz jasmim (arroz indiano)
Algumas ervilhas tortas
Cebolinhas
1 colher de manteiga sem sal
1 colher de açúcar cristal/demerara

Preparo
Comece lavando bem o arroz, deixe escorrendo e coloque a água para ferver (meio litro pelo menos). Vá para a marinada da carne. Misture o shoyu, o mirin, o mel, namplá, o molho de ostra, a cebolinha e as raspas de tangerina. Coloque a carne e deixe descansar pelo tempo que for possível. Quanto mais tempo, mais o molho penetra. Mas como é uma molho forte, não carece de mil horas. No máximo uma já deixa como na foto. Escorra os pedaços de carne e grelhe em frigideira quente com um fio de azeite. Dos dois lados.

Outro mito é que o porco tem cozinhar horrores. Não, porco de hoje é de granja, não tem vermes cabulosos. Aqui, nesse preparo com pedaços pequenos, deixe 7 minutos de cada lado. Depois coloque o caldo da marinada e deixe mais uns 10  minutos,  fica cozido e macio. Enquanto a carne chega, coloque o arroz na água fervente e conte 10 minutos no cronometro do celular. Nesse tempo, foque nas cebolas e já coloque a água da ervilha para ferver com um pouco de sal (1 colher de sobremesa).

 

Derreta a manteiga numa frigideira, coloque as cebolas o açúcar e cubra com água. Deixe em fogo brando até secar a água e virar uma calda. Reserve. Agora de volta ao arroz.  Já deve ter dado tempo Escorra com um peneira e volte para a panela e abafe para terminar de chegar ao ponto.

Coloque gelo e água fria em uma vasilha. Retire os talinhos das pontas das ervilhas tortas. Quando a água ferver, jogue as ervilhas na panela e já desligue o fogo. Deixe por um minuto, retire e coloque na água gelada por mais um minuto para interromper o cozimento. Reserve.  Volte à carne. Retire os pedaços e deixe o molho reduzir até engrossar. Ele vai ficar cremoso, quase uma calda. Coe e reserve quente.  Monte o prato juntando o arroz, as ervilhas e a carne. Sirva o molho a parte ou despeje um pouco sobre a carne. mas cuidado, os abor é muito concentrado.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *