frango_quiabo_semmedida_larissa_januario4

“Ai eu odeio quiabo!” Isso é o que VOCÊ pensa. Você provavelmente nem sabe bem o que é. Já ouvi gente que diz que odeia quiabo e lança: é aquele que amarga, né?. Não, não é. Quiabo é aquele que baba, apenas caso você queira que ele babe.  Se você usar uma faca bem afiada para fatiar e mexer o mínimo possível na panela ele não vai soltar a baba. Eu garanto. Vai ficar crocante, tostadinho e delicioso.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario18

Não vou nem fazer a Bela Gil e ficar aqui enumerando os benefícios do quiabo para a saúde, como por exemplo, o fato dele ser um aliado fortíssimo dos diabéticos. Eu como principalmente porque é gostoso de um jeito que só os vegetais complexos conseguem ser.

Então bora para o frango com quiabo e angu (ou polenta se preferir), um prato que vangloriado em quase todo o Brasil. Será por que?

frango_quiabo_semmedida_larissa_januario3Comece pelo frango. Compre um frango caipira inteiro. Se não tiver caipira, escolha um orgânico, pelo menos. “Ai, mas é caro”. Não, não é. É mais caro que o outro, mas ainda assim é a carne mais barata do supermercado. Um bom frango caipira custa menos de 20 reais o quilo. E se você está lendo essa receita, com certeza você pode pagara por isso. Então reveja suas prioridades.

Por que inteiro? Porque  você deve isso ao frango. Lide com todas as partes e tente aproveitar o animal como um todo. Use as partes que você não gosta para fazer um caldo saboroso e nutritivo.

Basta juntar tudo em uma panela de pressão com 1 cebola, 1 cenoura, 2 dentes de alho, 1/2 maço de salsinha, 4 grãos de pimenta do reino e cozinhar por 20 minutos. Pronto, você tem uma base linda para sopas, canjas e brodos. Se sobrar carne, desfie e congele para rechear tortas, tapiocas, pasteis ou panquecas.

Para essa receita, use coxas, sobrecoxas e peito. Tempere com sal e leve a panela com um pouco de azeite (duas colheres de sopa bastam) e refogue no estilo braseado.

mole_poblano_semmedida_larissa_januario27

Deixe ir fritando para pegar cor. A medida que começar a escurecer, coloque um pouco de água e deixe secar. Repita isso até que a carne fique com uma cor de caramelo. Acrescente os temperos como cebola picadinha, pimenta e alho amassado. Deixe os temperos refogarem e pegarem a cor do frango. Coloque mais um pouco de água (ou mesmo o caldo de frango lá de cima) para formar um molho espesso e escuro. Confira se precisa de mais sal. Reserve.

polenta_cremosa_ragu_cogumelo_larissa_januario_sem_medida30

Prepare o angu cremoso juntando 1 copo americano de fubá de milho a 1 copo americano de água quente. Deixe ferver mexendo sem parar até que fique bem grosso. Coloque 1 colher de sobremesa de manteiga. Se quiser dar um tchan a mais acrescente 150 gramas de queijo meia cura ralado. Mexa bem até incorporar tudo. Reserve.

Corte os quiabos ao meio no sentido longitudinal, de ponta a ponta. Em uma frigideira quente coloque um fio de azeite e toste os quiabos fatiados deixando que dourem dos dois lados. Ou corte em rodelas e toste salteando na frigideira.

Monte o prato com o angu, o frango com caldo e decore com os quiabos. Se quiser, pode misturar os quiabos no molho antes de servir e cozinhar para ficarem macios. Eu prefiro deixá-los tostados.  Sempre lembrando que quiabo não gosta de ser cutucado. Quanto menos mexe, menos baba.

Pronto. Agora você gosta de quiabo. De nada.

frango_quiabo_semmedida_larissa_januario5

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas