Festas

Receita: Galette (quase) de reis

Por Larissa Januário em: em: 6 de janeiro de 2015
Tags:,

galete_carne_larissa_januario_semmedida3

Acabou. Ainda tem gente de férias, na praia, no campo, na rua, na chuva, na fazenda. Mas oficialmente acabou a fuleiragem. Hoje é dia de Reis. Dia de desmontar a árvore, recolher o brilho e e enterrar o Papai Noel no fundo do maleiro até dezembro voltar.

Dá sempre uma certa depressão de voltar, de calçar sapatos e sentar na cadeira da firma. Mas a notícia boa é que dá pra compensar isso com uma última e derradeira e parcial gordice. O Bolo de Reis, um pão doce recheado com frutas e castanhas.

Mas como aqui no Sem Medida nada é o que parece, a gente muda tudo e faz uma versão salgada da Galette des Rois (galete de reis) muito tradicional na França nessa data. Lá a torta tem como base massa folhada e é recheada com um creme adocicado de amêndoas e ovos.

Aqui, também tem massa folhada, mas o recheio é de cubos de abóbora, carne moída refogada e queijo minas meia cura. Mas como manda a tradição, toda galette que se preze deve ter um brinde no meio, algum objeto que simbolize a fava da sorte.

Na hora de comer, a torta deve ser dividida em pedaços iguais entre todos os comensais e o sortudo que encontrar o “brinde” terá sorte ao longo do ano. Aqui eu coloquei uma azeitona preta.  O comensal supersticioso pode guardar o caroço na carteira para levar consigo o bom agouro.

Bora pra receita!

O recheio você pode escolher o que mais gostar. Vale fazer só com vegetais, só de queijo, com sobras da ceia… Eu usei carne moída refogada com legumes e destaquei a abóbora.

escondidinho_carne_moida_sem_medida_larissa_januario_peq3

Comece refogando a carne moída com cebola, alho e azeite até dourar bem.

escondidinho_carne_moida_sem_medida_larissa_januario_peq4

Se quiser incremente com outros legumes como cenoura e vagem. Uma colher de extrato de tomate e um pouco de água e deixe ferver. A ideia é que fique um recheio úmido, mas sem molho para não encharcar a massa. Reserve o recheio.  Separe uma folha de massa folhada (compre pronta, a vida é curta pra fazer massa folhada em casa) e com ela cubra o fundo de uma forma redonda untada com manteiga e farinha deixando sobrar bastante massa nas bordas (uns 5 cm, pelo menos).

galete_carne_larissa_januario_semmedida4
Coloque a carne moída refogada (com a azeitona no meio) e a abóbora em cubos pré-cozida. Dobre as bordas para o centro da forma de forma que ela cubra parcialmente o recheio. Deixando uma abertura no meio. Cubra essa abertura com queijo ralado e leve ao forno médio até dourar bem a massa e o queijo.  Sirva quente.

galete_carne_larissa_januario_semmedida




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *