Receitas

Receita: Gnudi – nhoque (falsiane) tostado na manteiga com molho de tomate

Por Larissa Januário em: em: 6 de outubro de 2016
Tags:, , , ,

 

 

img_2561

Gnudi, pronuncia-se nudi. Não, não é coincidência e você não leu errado. Gnudi é um bolinho italiano de ricota com semolina e espinafre. Há quem chame de nhoque de ricota pela semelhança no formato.

Mas a brincadeira é que este seria um ravioli nu. Isso porque o recheio clássico do ravioli na Lazio, na Toscana e na Emilia-Romagna é justamente ricota e espinafre. Ou seja, gnudi, nada mais é que um ravioli sem a casquinha de massa, peladinho. Não é demais?

#mandagnudi

Na receita original do Gnud entra um pouco de farinha de semolina, parmesão, e claro, o espinafre. Na nossa receita aqui a gente brinca de jogo do possível. E neste dia as possibilidades eram zero de semolina, manjericão no lugar do espinafre e queijo meia cura no lugar do parmesão.

img_2537

E como no nosso #mandagnudi não leva farinha e a gente gosta quase nada de inventar moda, em vez de cozinhar na água nos vamos tostar na manteiga! Fala aí se não sou um gênio do mal?

Lembra da ricotinha magya que ensinei aqui nesse post? Então, é ela que você vai usar. DESDOBRAMENTOS! Veja como você está subindo na escala Jedi da culinária de guerrilha!

Então bora mandar esses gnudi pra panela?

img_2450

Em uma tigela, coloque a ricota e esfarele. Junte o manjericão picado a gosto e o queijo ralado. Para 500g de ricota, use umas 100g de queijo ralado fino.

img_2484

Tempere com noz moscada a gosto. Se necessário, acerte o sal, mas com cuidado pois a ricota já é temperada e o queijo ralado também.

img_2502

Molde as bolinhas.

img_2504

Eu as fiz achatadas para poder facilitar na hora de tostar.

img_2515

Na frigideira coloque a manteiga e deixe derreter com cuidado para não queimar. Fogo brando. Coloque os gnudi para dourar.

img_2525

Vire os gnudi para tostar do outro lado.

img_2537

Olha que lindeza BRASIL!

img_2554

Sirva com um molho de tomate aveludado, receita aqui.

Fotos: Júlio César Soares




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *