Nesse frio não dá pra ser feliz. O único jeito de amenizar o rancor é fazendo gordice. Só que não que não dá pra fazer isso durante todo o inverno e sair impune. E depois de dois meses gélidos em SP, aqui em casa todo mundo expandiu. Por isso, sigo na tentativa de preparar receitas suculentas, que aquecem, mas não pesam na cintura.

Eu amo lasanha, faço uma bolonhesa que fica fantástica. Mas como a ideia é ser leve fiz algumas trocas e saiu uma versão de lasanha de legumes 100% home made. Eu abri a massa na raça com rolo de madeira. Se você não tem esse pique, usa da massa pronta mesmo. Mas saiba desde já que poucas coisas na cozinha são mais fáceis e mais gratificantes que fazer sua própria massa fresca. Você só precisa de uma boa farinha e braço. Vamos à lasanha!

Receita: Lasanha de Massa de Espinafre com Recheio de Legumes

Ingredientes

Massa
2 ovos
1 maço de espinafre (só as folhas, aproximadamente 200g)
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal

Recheio

Legumes variados (eu tinha cenoura, brócoli, couve flor, acelga)
1 lata de tomate pelado
Queijo a gosto

Preparo

Coloque o espinafre numa panela e deixe murchar. Escorra toda a água. Em um recipiente grande coloque um pouco de farinha de trigo, os ovos, o sal e o espinafre bem picadinho. Você também pode triturá-lo, mas eu preferi sentir as fibras. Misture tudo e vá acrescentando o restante da farinha aos poucos. Conforme a necessidade. Nunca coloque a farinha de uma vez, a quantidade muda de acordo com o tamanho dos ovos e até a umidade do ar. E não se esqueça que você vai juntar mais farinha ao abrir a massa. Quando tiver uma massa homogênea reserve.

Prepare o molho refogando o alho  o manjericão em azeite. Junte os tomates e a mesma medida da lata em água. Refogue bem e bata no mixer ou no liquidificador para ficar bem homogêneo. Acerte o sal e reserve. Vamos à montagem.

Salpique um pouco de farinha em uma superfície lisa. Divida a massa em 4 partes iguais e abra cada uma delas com a ajuda de um rolo de macarrão (caso não tenha a máquina de massa). As folhas devem ficar o mais finas que você conseguir. Forre uma travessa com um pouco do molho e coloque uma folha de massa. Em seguida mais um pouco de molho, depois os legumes branqueados. Repita as camadas até acabar a massa e os legumes.

Cubra tudo com queijo. Eu usei minas meia cura, mas vale o queijo que você preferir. Leve ao forno para gratinar.  Você também pode fazer versões individuais. Dá um pouco mais de trabalho, afinal são montadas uma a uma. Mas fica fofo. Ai vai depender do seu ânimo.

Essa lasanha pode ser feita com qualquer legume.  Não usei molho branco porque a ideia era fazer um prato leve. E farinha e manteiga  são o oposto disso. Mas se quiser, pode incluir.

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem carne