No sábado passado participei como palestrante do Encontro Gourmet, uma reunião descontraída de blogueiros de comida que teve sua segunda edição em São Paulo. A convite da 3 Corações criei  um prato salgado que leva café no preparo. Quebrei a cabeça e cheguei em um prato interessante, simples, com ingredientes super fáceis de encontrar, e ainda assim muito saboroso.

A presentação foi uma delícia. Fui a última  a falar e gostaria de agradecer a todos que permaneceram até o fim e assistiram com carinho minha palestra. E como muitos pediram, decidi dividir o passo a passo da receita aqui e as dicas para usar o café em pratos salgados.

Saiba como usar o café no preparo de pratos salgados
Receita: Linguiças caramelizadas no café e melado, cuscuz nordestino e vinagrete de maçã verde 

Porções: 4
Tempo de preparo: 30 min

Ingredientes

Para o cuscuz
10 unidades de pimenta biquinho
2 xícaras de chá de farinha de milho flocada
Água para hidratar a farinha
Sal a gosto
Tomilho a gosto
Azeite a gosto

Para o vinagrete
2 pimentas de cheiro picadas
1/2 cebola roxa pequena picada em cubinhos
3 maçãs verdes picadas em cubinhos
suco de 1 limão
Sal a gosto

Para a linguiça caramelizada

600 g de linguiça toscana fina
1 fio de azeite de oliva
1/2 copo de cachaça
2 pimentas de bode ou dedo-de-moça picada
1 cebola pequena em rodelas finas
½ copo de café
½ copo de melado de cana

Preparo  

Para o cuscuz
Em um bowl coloque a farinha de milho e cubra com água e mexa bem para hidratar. Leve a farinha para a cuscuzeira. Se não tiver, forre um escorredor de macarrão (de metal) com um pano de parto limpo, coloque a farinha e feche como uma trouxinha. Encaixe o escorredor sobre uma panela cheia de água e leve ao fogo.

O vapor da água subirá e cozinhará a farinha de milho como na cuscuzeira. Quando estiver macia desligue e solte os grumos com um garfo. Junte a pimenta biquinho, um pouco de azeite e tempere com sal e tomilho.

Para o Vinagrete
Em um recipiente junte a cebola roxa, a maçã, o suco do limão e as pimentas. Acerte o sal e reserve.

Para a linguiça caramelizada
Aqueça uma frigideira antiaderente com o azeite. Coloque as linguiças inteiras e deixe que durem de todos os lados. Quando começar a “sujar” a panela, coloque um pouco de água e mexa para que a cor passe para linguiça.

Junte a cebola e a pimenta (se quiser menos picante, retire as semente) e repita esse processo da água até que as linguiças fiquem cozidas e bem coradas e a cebola bem murcha e escura.

Deixe secar e coloque a cachaça e flambe. Depois finalize com o café e o melado com o fogo desligado. A ideia é que fique um molhinho escuro no fundo. Reserve quente. Monte o prato com o cuscuz, sobre ele a linguiça com o molinho e o vinagrete.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas