Lanches e Sanduíches

Receita Low Carb: Hambúrguer Bovino com Pão falso de Cogumelo e Croutons de Abóbora

Por Larissa Januário em: em: 5 de agosto de 2013
Tags:, , , ,

 

Tenho uns 200 amigos seguindo a dieta Dukan. Aquela que manda banir os carboidratos. Daí que a time line fica repleta de gente numa vibe low carbs. Eu não consigo lidar muito bem com dietas restritivas.  Tem dias que acordo vegetariana, tem dias que acordo carboidratoriana e tem dias que sou capaz de matar um porco inteiro. Por isso, não vivo bem sem a opção de decidir o que comer. Sou onívora e levo muito a serio esse direito adquirido. E claro, tem dias que acordo “proteica”. 

Toda essa balela só para apresentar a minha mais recente criação. Uma receita que consegue ter cara de comida gorda, mas na verdade não tem carbs e seria aprovada nas mesas dukanescas. Eu amo hambúrgueres, já fiz de porco, de siri, de carne, de cordeiro, mas jamais tinha feito sem pão. Nessa receita, usei cogumelos do tipo Portobello para substituir o bendito. Ficou maravilhoso. Segue a receita.     

Receita Low Carb: Hambúrguer Bovino com Pão falso de Cogumelo com Croutons de Abóbora

Ingredientes (para duas pessoas)

300g de carne moída (usei fraldinha porque tem um bom equilíbrio de gordura)
Sal e pimenta preta a gosto
4 cogumelos Portobello grandes (de preferencia do mesmo tamanho)
200 gramas de abóbora japonesa  picada em cubinhos
1 cebola roxa pequena em rodelas de 0,5cm
2 fatias de queijo minas meia cura (se não tiver, use mussarela)

Preparo

Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque os cubos de abóbora e tempere com sal, pimenta e azeite. Leve ao forno e deixe assar até dourar. Enquanto isso, retire os talos e limpe os cogumelos com papel toalha e reserve. Vá para a carne.  

Faça discos com a carne moída e meça nos cogumelos para ver se caberá (ele será o pão do seu hambúrguer). Lembrando que a carne encolhe quando grelhada, por isso, o disco extravasar um pouco as bordas dos cogumelos. Ligue o forno médio/alto (180 graus) e coloque os cogumelos para assar.


Aqueça a frigideira em fogo alto. Coloque um fio de azeite e os hambúrgueres. Tempere os discos com sal e pimenta já na panela. Coloque os discos de cebola e deixe grelhar também. Leve os cogumelos ao forno e deixe até que fiquem macios (deve levar uns 10 minutos no máximo).

Quando a carne estiver dourada de um lado, vire e coloque a fatia de queijo. Deixe derreter enquanto o outro lado grelha também. Se quiser ajudar, use uma tampa para abafar. Mas tem de ser por pouco tempo para não cozinhar o hambúrguer. A ideia é grelhar.

Monte o sanduíche com o cogumelo, a carne com queijo e a cebola roxa. Sirva com os croutons de abóbora e seja muito feliz com seu hambúrguer low carb.

Cerveja sugerida: Lagunitas IPA

 

Tomei as Lagunitas cerveja pela primeira vez no Empório Sagarana por sugestão do Paulo (o dono de lá). Comecei pala Pale Ale e depois fui pra IPA. A experiência foi tão boa que levei pra casa já pensando no hamburgão que ela iria acompanhar.

Aqui o terroso e carnudo cogumelo ajudou ainda mais a sustentar o poder dessa “margoza”. Apensar do lúpulo marcante típico do estilo, é bem equilibrada com notas cítricas e herbais que se estendem ao paladar. Cor é âmbar, bom corpo e creme levemente persistente.

 

 

 

 

 

 

 




3 Comments

  1. Hi there, You’ve done an incredible job. I will certainly digg it and personally suggest to my friends.
    I am sure they will be benefited from this website.

  2. Fernanda disse:

    Deu fome só de ler! Vou fazer hambúrguer agora mas na próxima vou fazer a sua receita!

  3. Larissa Januário disse:

    faz sim! aqui tb tem receitas de hambúrguer com carne e até vegetariano, vc viu?
    Olha aqui: http://semmedida.com/?s=receita+hamburguer
    bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *