Pratos Principais

Receita: Macarrão de Roça (Bucatini com molho de tomate) e frango assado no urucum

Por Larissa Januário em: em: 23 de outubro de 2014
Tags:, ,

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida11

Sábado, dia 25/10, é dia mundial do macarrão.  A data foi criada em 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), em Roma, com o intuito de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo. Não que isso mude algo na sua vida, mas mal também não faz. Pelo contrário, por que celebrar a existência de algo tão gostosos e que nos faz tão feliz só pode faezr bem.

Então eu decidi comemorar com uma das formas de comer macarrão que eu mais amo: macarrão de roça. Essa receita é presença garantida em almoços de fazenda. Pela simplicidade, passa quase que por acompanhamento para carnes e frangos. O macarrão, um tipo de espaguete grosso, com um furo no meio, é cozido e depois quase que frito m um molho a base de extrado de tomate, alho cebola e sal. Fica brilhando de tão oleoso e meio sequinho, com o molho bem grudadinho. É maravilho. Sério!

Cresci comendo isso lá no Goiás. E confesso que levei boa parte da minha vida para descobrir que a massa com furo no meio era o bucatini. O nome, na livre tradução do italiano, seria buco (buraco) e bucato (trespassado). É típico do Lazio , onde é considerado a combinação perfeita entre massa longa e curta, graças ao furo central. Costuma acompanhar molhos amanteigados, a base de pancetta ou guanciale (bochecha de porco levemente curada). O que prova que os goianos não estavam errados em descer o dedo no óleo. 

Aqui ele foi feito com azeite, muito azeite, alho, extrato e um pouco de pasta de tomate que eu tinha congelada. Não usei cebola, porque na ocasião estava recebendo uma amiga que não come. Servi com galetinho assado em pasta de manteiga, urucum e alho. Bora pro passo a passo:

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida

Comece pela pasta do galeto. Misture 3 colheres de sopa de manteiga com 4 dentes de alho amassado, 1 pimenta de bode (opcional). Reserve.

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida2

Tempere os franguinhos com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coloque dentro de cada um deles 1 cabeça de alho (retire a cabeça de alho na horizontal e corte as pontinhas dos dentes como na foto).

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida3

Lambuse os galetinhos com a pasta de urucum. Inclsuive entre a pele. Amarre as pertas para que fiquem comportados, cubra com alumínio e leve ao forno alto. galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida8

Passados uns 30 minutos veja se já está macio (o garfo tem que entrar sem fazer força na carne da coxa e peito), se não, deixe mais 10 minutos. Depois, retire o alumínio e deixe dourar a pele. Parta para o macarrão.

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida4

 

Em uma frigideira alta, frite no azeite (bastante azeite, tipo forre o fundinho da panela de forma raza) a cebola até dourar e depois acrescente o alho (como eu disse lá em cima eu só usei alho).

 

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida5

Acrescente o extrato de tomate e deixe fritar bem (para 4 pessoas vai 1 pacote de massa e 1 lata de extrato de tomate). Coloque uma pitada de sal e se necessario 1/2 copo d’água (se tiver muito grosso e seco, pegando no fundo). Mas a ideia é um molho quase pasta mesmo.   Se você estiver com tempo, use tomate fresco em pasta. Veja aqui o passo a passo de como preparar a pasta de tomate para a o molho.

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida6

 

 

Cozinhe a massa conforme instruções do fabricante, geralmente por 9min em muita água fervente. Confira aqui as dicas de como cozinhar corretamente o macarrão.

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida7

Misture a massa com o molho. Veja como ela gruda bem. Salpique queijo ralado, eu usei queijo canastra bem curado.  Se quiser coloque umas folhas de salsinha decorando. Sirva com o franguinho assado.  

 

galeto_urucum_buccatini_larissajanuario_semmedida14




2 Comments

  1. Gibson costa disse:

    Muito bom todas essas receitas

  2. Larissa Januário disse:

    Olá Gibson,
    obrigada!
    Larissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *