Entradas e Petiscos

Receita: Manjubinha frita (o biscoito do mar) com limão e aioli

Por Larissa Januário em: em: 24 de setembro de 2015
Tags:, ,

 

 

manjubinhas_semmedida_larissa_januario2

Depois da anchova, essa é mais uma sugestão de peixe para quem gosta e quer ampliar o repertório. A Manjubinha é da família da anchova, tanto que seu nome científico é Anchoviella lepidentostole. Um peixinho de águas salgadas e quentes, pequeno que chega a no máximo 12 cm de comprimento. Por isso, se come inteiro, frito (sim, vai ter fritura, aceite), com cabeça e tudo. Ah, e é bem barato tanbém. Coisa de 10 dilmas o quilo.

Para a receita, a inspiração veio da gênesis.  Eu costumo dizer que deus fez o peixe e na sequência o limão. Ou visse versa. Não importa. O que importa é que peixe combina com limão e ambos combinam com calor, verão e litros de cerveja. Por isso, vamos celebrar a primavera e o sol que “alumia” nosso país essa semana e botecar.

Seja em casa, na rua, na chuva ou na fazenda arme o boteco e seja feliz. Porque botequeiro que é botequeiro mesmo, leva o boteco o coração. E como no boteco não tem lesco lesco, a receita de hoje é coisa nossa. Até você que é perdido na cozinha a ponto de não achar o abridor de garrafa vai conseguir executar. Metade do trabalho Deus já fez criando a manjuba, um biscoitinho do mar,  e o limão.  Eu como sou mala e alma gorda, fiz um aioli só para judiar (a receita do ailoi você encontra aqui).

Vamos à manjuba:

manjuba_frita_larissa_januario_semmedida

Compre manjubas frescas, muito frescas. Lave e tempere com sal e pimenta preta moída. Deixe escorrer bem a água.

manjuba_frita_larissa_januario_semmedida2

Passe as manjubinhas na farinha de trigo. Não, não precisa de ovo.  Esse passo é só para intensificar a crocância do nosso biscoito. Um belo truque que aprendi com a minha sogra que é de Santos e manja TUDO dos paranauês do mar.

manjuba_frita_larissa_januario_semmedida3Frite os peixes em azeite quente (nada de azeite extra virgem para fritar, ok?) até que fiquem bem dourados.

manjuba_frita_larissa_januario_semmedida5

Escorra bem e sirva com limão e o molho.

manjuba_frita_larissa_januario_semmedida7

Ah, vê se não esquece de chamar os amigue e mandar trazer cerveja gelada! Minha dica é a Eggenberg Hopfenkönig, uma Bohemian Pilsner refrescante e dourada!!!

manjubinhas_jantar_secreto_28_03_peq




4 Comments

  1. Felipe disse:

    Hummm!! Receita sensacional para o réveillon!! Já está anotada!

  2. Larissa Januário disse:

    Olá Felipe, faça sim! é uma delícia para eventos com muita gente e super barato.
    bjos

  3. Edgar disse:

    Tem que limpar? Eviscerar? Se come a cabeça?

  4. Larissa Januário disse:

    Olá Edgar,
    geralmente o peixeiro já limpa as vísceras.
    E sim, se come com cabeça e tudo. Aliás, o segredo do sabor está na cabeça.
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *