Eu amo Friends, mas amo mais ainda o Joey. Ele é é descendente de italiano, passional,  bom coração, meio burro, mas esperto e de quebra ama comida. Quando fica puto ou tenso faz litros de molho de tomate para organizar os pensamentos. 

Além de tudo ele é capaz de morrer por um amigo. Mas, mais ainda, é capaz de matar esse amigo pra defender seu sanduíche de almôndegas.  How good is that?

E foi graças ao Joey que conheci o Meatball Sub. Um sanduíche recheado com almôndegas ao molho e mussarela de búfala. Pode ser melhor? Pode. É só colocar no forno.  A seguir o melhor sanduíche do mundo. 

Receita: Meatballs Sub ou Sanduíche de Almôndega do Joey

Ingredientes (para 4 pessoas)

Para as almôndegas
500 g de carne moída (usei patinho, mas vale fraldinha ou maminha)
1 fatia de pão de forma sem casca (ou duas de pão francês que era o que eu tinha) 
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de salsa picada finamente
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de cebola bem picadinha
1 colher de azeite de oliva
1 ovo
1 colher de café de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher de café de sal

Para o molho
1/2 xícara de cenoura picadinha
1 /2 xícara de salsão picadinho
1 xícara de cebola picadinha
1 lata de tomate pelado
4 ramos de manjericão
4 mini baguetes
2 bolas grandes de mussarela de búfala

Preparo
 Umedeça o pão com o leite até fazer uma papa. Reserve.

Em uma vasilha junte a carne, a cebola, o queijo ralado, a salsa, o ovo, o azeite, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal e a papa de pão. Misture tudo até que os ingredientes seja bem incorporados. A massa vai ficar meio úmida e pegajosa mesmo. essa é a beleza dessa almôndega. Ela fica molhadinha. 

 Faça as bolinhas. Se precisar unte a mão com um pouco de azeite. Reserve. Vá para o molho.

Refogue em um pouco de azeite e sal a cebola, a cenoura e o salsão até murcharem e dourarem. Acrescente o tomate pelado e a mesma medida da lata em água e bata com o mixer ou no liquidificador. Coloque uma pitada de açúcar.

Amarre os ramos de manjericão (reserve algumas folhas) com um barbante e coloque no molho. Deixe ferver por 10 minutos em fogo alto. Junte as almôndegas, tampe e deixe cozinhar. Retire o manjericão e despreze. Abra o pão e recheie com almôndegas e molho.

Se quiser pode comer assim já. Mas eu ainda inclui o queijo fatiado em rodelas.

Também já dá pra comer assim, mas eu ainda levei ao forno para aquecer e derreter bem a mussarela. Agora você pode morrer abraçado nessa belezinha. E ainda por cima tomar uma cerveja boa pra arrematar a alegria.

 

Cerveja sugerida: La Trappe Belgian Pale Ale Blond 

Essa é uma Belgian Pale Ale da Koningshoeven. Uma cerveja fácil de beber (e fácil de achar), assim como o sanduíche do Joey. Tem cor âmbar e aroma entre o floral e o caramelo que faz amizade com o herbal e frutado do  molho com manjericão e a noz-moscada da carne. O lúpulo aparece equilibrado, só para chamar o próximo gole e deixar saudade.
Preço médio: R$ 20,00 (300ml) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Lanches e Sanduíches, Receitas