Acompanhamentos

Receita: mini arroz de leite com legumes

Por Larissa Januário em: em: 3 de outubro de 2016
Tags:, ,

 

mini_arroz_cremoso_legumes_jantar_secreto2-001

Para quem não conhece, o mini-arroz é um ingrediente brasileiro.  Aqui  no glossário eu conto mais sobre essa preciosidade nacional. Além de lindo, ele tem um sabor floral muito especial. Eu uso em diferentes preparos, substituindo outros arrozes como o agulhinha e o arbório.

Aqui nessa receita, ele entra para ahazar na cremosidade: arroz de leite, uma receita tradicional nordestina. Mas não tem nada de doce, é um prato típico do Rio Grande do Norte. Um acompanhamento indispensável para a carne de sol.

Nada mais que o cereal cozido, obviamente, no leite. Simples assim.

A maioria das receitas manda misturar o arroz depois de cozido ao leite.  Eu prefiro misturar 1  parte de água e 1 parte de leite integral para cozinhar 1 parte de arroz. No final junto mais um pouco de leite para dar mais liquidez. O resultado é mais cremoso e com mais sabor de leite.

Não tem nem como dar receita.  Mas segue um passo a passo rápido para para duas pessoas:

Use 1 xícara de mini arroz, mais 1 xícara de água e 1 de leite, ambos em ponto de fervura, ou seja, bem quente. Em uma panela coloque um pouco de azeite e uma colher de manteiga sem sal. Refogue o mini arroz até que ele comece a ficar translúcido. Acrescente a água e o leite quente e tempere com sal esse caldo. Pouco, porque vai secar e concentrar.

Aqui eu incrementei com legumes da geladeira cortados em cubinhos pequenos: abobrinha brasileira (aquela amarelinha), cenoura, abobrinha italiana e cebola roxa. Eles devem entrar em seguida no líquido quente para cozinhar enquanto o arroz seca e cozinha também.

Deixe todo mundo cozinhar em fogo baixo até que o líquido seque, o que deve levar uns 10 minutos.

Finalize com um pouco mais de leite quente. No máximo mais 1 xícara. A ideia é que fique cremoso e não muito líquido. Por isso, vá aos poucos e mexendo bem. Para coroar junte meia colher de manteiga e mexa mais um pouco.

Sirva assim, puro. Ou use como acompanhamento para grelhados, veganos ou carnívoros.

mini_arroz_cremoso_legumes_jantar_secreto-001




2 Comments

  1. Marlene Camargo disse:

    Muito bacanas as receitas de vcs. Descobri hj esse site e vou começar a fazer as receitas. Muito obrigada, abraço a todos.

  2. Larissa Januário disse:

    Oi Marlene!!!
    Que bom, fico feliz que gostou!
    Volte sempre.
    ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *