Entradas e Petiscos

Receita: Mini Scotch Eggs (ou mini bolovo?)

Por Larissa Januário em: em: 10 de março de 2016
Tags:, , ,

 

 

mini_scotchegg_semmedida_larissa_januario2

O bolovo virou hype desde que baixou por aqui o tal do  Scotch Egg, ou, ovo à escocesa, na livre tradução. Mas não é bem assim. O bolovo se restringe a uma massa a base de farinha envolvendo um ovo sobre cozido que, ainda por cima, é empanado e frito. Nada contra, mas o scoth é outra coisa.

Apesar de também ser ovo também ser empanado e frito, a massa que envolvo leva é de carne moída de porco temperada. Outra história. E o ovo, geralmente é cozido por pouquíssimo tempo, para manter a textura da gema mesmo depois da fritura. Quanto menos tempo, mais cremosa fica a geminha.

Como aqui as vezes a gente prefere dificultar em vez de facilitar, eu decidi fazer com ovos de codorna. Ficou mara, mas não vou mentir pra vocês, dá um p%$*& trabalho. Mas se um dia você tiver ânimo e bons amigos, o empenho vale a pena. Por isso, segue receita:

mini_scotchegg_semmedida_larissa_januario6

ingredientes

12 ovos de codorna (prepare-se para perder alguns)
400g de carne de porco moída (eu usei copa lombo, mas vale usar recheio de linguiça toscana fresca)
1 colher de café de erva doce amassada no pilão
1 colher de café de sálvia picada (eu usei fresca, mas vale seca)
2 ovos para empanar
200g de farinha de rosca (eu usei a panko)
100 g de farinha de trigo
óleo de girassol para fritar
sal e pimenta-do-reino moída (se usar linguiça, esqueça o sal)

Preparo 
Coloque uma panela com água suficiente para cobrir bem os ovos no fogo. Assim ferver, coloque os ovinhos e conte 2min para gema mole e 3 para gema mais firme. Resfrie imediatamente em água corrente e descasque.

Tempere a carne de porco com as ervas, o sal e pimenta. Envolva os ovos com uma camada de carne temperada formando uma bolinha. Passe no trigo, no ovo batido e depois na farinha de rosca.

Aqueça o óleo usando o truque do fósforo (coloque um palito no óleo, quando ele acender está bom). Frite as bolinhas até dourarem bem.

Sirva com uma salsa de pimentão assado. Eu tostei os pimentões direto na boca do fogão (faz sujeira), depois abafei e tirei a pele que deve estar chamuscadíssima. Lavei, descartei sementes e talos e bati com azeite e sal no mixer até virar uma pasta. Fica mara a combinação. De nada.

mini_scotchegg_semmedida_larissa_januario5

 

 

 

 

 

 

 




2 Comments

  1. Thais Zochi disse:

    Larissa, a erva doce é a semente ou a folha?

  2. Larissa Januário disse:

    Oi Thá, é a semente.
    ;-)
    bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *