Ingredientes (para duas pessoas)

1/4 de abóbora japonesa
2 colheres de sopa de farinha de trigo
300 gramas de cogumelos portobello frescos não lavados (vale paris ou shitake também) – Cogumelos lavados ficam encharcados e amolecem quando são levados ao fogo.
1 ramo de sálvia
2 colheres de manteiga sem sal
1 sal (1 colher de café rasa para a massa)
1 colher de café de flor de sal (para finalizar)

Preparo

Corte as abóbora em cubos, tempere com sal e pimenta e leve ao forno para assar até que fiquem macias. Amasse-as ou passe no processador. Coloque a farinha e aceite o sal se necessário. Ela não vai ficar uma massa firme, por isso você vai precisar de um saco para fazer os nhoques. Reserve na geladeira.

Derreta a manteiga em uma panela, quando estiver quente e meio com de caramelo, desligue o fogo e coloque as folhas de salvia. Transfira para um recipiente e retire a espuma da superfície com uma colher. Reserve.

Limpe os cogumelos com a ajuda de um papel toalha e fatie. Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga e refogue os cogumelos até dourar. Não lote muito a penela, para que eles fritem, sem soltar água. Reserve.

Coloque uma panela com água para aquecer. Em um saco limpo, qualquer saco de plástico grosso, coloque a massa de abóbora e faça um pequeno corte na ponta. Quando a água estiver fervendo, vá colocando canudos de massa. Aqui é jogo super rápido. Em poucos minutos o nhoques sobem à superfície e você já deve tirar e colocar no recipiente em que for diretamente servir  (quanto menos manipular os nhoques melhor, eles são muito leves, macios e sensíveis, porque têm pouca farinha).  Repita a operação até o fim da massa.

Monte pratinhos individuais de nhoque. Coloque sobre eles os cogumelos salteados, regue com a manteiga de salvia e salpique  com flor de sal. Sirva imediatamente.

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem carne