cavatelli_brodo_semmedida_larissa_januario6Você devem ter notado que a coisa aqui anda na base da meia bomba. É que a novela da atualização do layout atrasou bem mais que o esperado (mas bem mais MESMO) e estamos ainda lidando com a fase de mudanças e ajustes. E ainda controlando todo o resto para que o show não pare e as novidades continuem a surgir. A exemplo da participação do Sem Medida na Feirinha Gastronômica da Vila Madalena.

Por hora, na receitas, venho compartilhar esta em caráter excepcional, até que tudo se ajeite.  O brodo foi meu melhor amigo essa semana que se finda. Com o fim do verão e a variação térmica eu, o marido e mais um milhão de moradores de São Paulo convalescemos. Estive mal, bem mal. Gripada, resfriada e com a gargante irritada. Com tal quadro, nada passava goela abaixo.

Nessas horas nada pode ser mais reconfortante e restaurador que uma massa in brodo de galinha. Já está mais que provado que o caldo natural de galinha tem propriedades curativas (lembra da canja da mamãe?). É quentinho, nutritivo e com aquele sabor de amor que é o único aceitável quando se está doente. Por isso, em caso de gripes e resfriados, brodo neles!

Mas só vale se for o caldo natural, feito a base de galinha. Aqui ensino uma versão caseira trucada, mas já adianto que em breve aceitarei encomendas para um verdadeiro brodo artesanal.

Ah! E não vai chuchar massas bizarras com recheios não identificados no seu belo caldo. Se não tem um bom pastifício à mão, nem habilidade para fazer você mesmo, use uma massa seca honesta de boa qualidade como essa que eu usei.

cavatelli_brodo_semmedida_larissa_januario2

Receita: o restaurador Cavatelli in brodo (massa no caldo de galinha) 
(para 2 pessoas)

Ingredientes
500g de cortes de frango caipira com  osso (ou 2 carcaças)
1 cenoura em rodelas
1 cebola média
1 talo de salsão
1 folha de louro
2 ramos de salsinha
2 dentes de alho
300g de cavatelli (ou outra massa curtinha)
Salsinha picada a gosto
Parmesão opcional
Sal e pimenta a gosto

Preparo

 

caldo_frango_coxinha_larissa_januario_semmedida
Leve a panela de pressão ao fogo com um fio de azeite e coloque o frango (para um caldo mais leve tire a pele antes de levar à panela). Deixe dourar um pouco e acrescente os vegetais picados (cebola, alho, cenoura e salsão). Refogue bem e quando começar a pegar no fundo cubra com água e tampe. Quando pegar pressão e começar apitar conte 15 minutos e desligue. Passe por um coador chinois (ou um pano muito limpo) e reserve as carnes e e legumes (você pode desfiar e usar no recheio de tortas e pastéis).

cavatelli_brodo_semmedida_larissa_januario9

Volte o caldo para o fogo e deixe ferver por mais uns 10 minutos e tempere com sal e pimenta. Acrescente a massa e deixe cozinhar no tempo determinado pelo fabricante. Finalize com a salsa e sirva com o parmesão ralado.

cavatelli_brodo_semmedida_larissa_januario8

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sopas