A vida está voltando aqui nos trópicos. Pelo menos a minha. O calor me traz vontade de viver, de sair da cama, andar por aí e comer coisas leves. Tanto que desde que esquentou eu até perdi peso. Também pudera. No calor as saladas refrescantes passam a fazer muito mais sentido que pratões suculentos e fumegantes de massa e proteína.

Numa dessas noites quentes eu quis fazer minha saldada favorita: a niçoise. Mas já estava enjoada da mesma forma de servir de sempre. Foi nessa que substitui a parte carbo da receita: troquei os pães e as batatinhas pela minha massa queridinha do momento.

O orecchiette é ideal para este tipo de preparo e fica super bem frio, morno ou quente. A massa típica da Puglia leva esse nome devido ao formato que lembra uma pequena orelha. É indicada para molhos de vegetais em pedaços a base de anchovas, bem no estilo que proponho a seguir. Vamos a minha salada que vale por um refeição.

Receita: Orecchiette à Niçoise (massa morna com atum e legumes) 

Ingredientes (para duas pessoas)

300g de atum vermelho (1 posta alta)
1 pé de alface mini frisée
1 xícara de vagens finas e ervilhas tortas
12 tomates cereja bem doces
2 ovos cozidos
10 azeitonas portuguesas (ou niçoise)
1/4 de xícara de azeite extravirgem
2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco/jerez
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 filezinhos/pedacinho de anchova (não faça careta, ela apenas agrega sal e textura)
flor de sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1/2 pacote de orecchiette

Preparo

Em um frigideira bem quente untada com azeite sele o filé de atum inteiro de todos os lados (1 minuto de cada). A ideia é que fique super mal malpassado. Espere esfriar um pouco antes de cortar em fatias. Reserve.

Coloque água em uma caçarola e leve ao fogo, quando ferver coloque os ovos e deixe cozinhar por 9 minutos. Ponha na água fria e descasque.

Na mesma panela aqueça outra remessa de água com sal, coloque as vagens e ervilhas e quando voltar a borbulhar retire e coloque os legumes na água gelada. Reserve. Corte os tomatinhos ao meio e reserve.

Em uma vasilha a parte prepare o vinagrete colocando o vinagre, a mostarda, as anchovas e o azeite e bata para emulsionar. Reserve.

Em um panela funda coloque água abundante para ferver, quando borbulhar coloque sal. Use essa água para cozinhar o macarrão conforme instrução do fabricante. Escorra.

Finalmente junte: a massa, os legumes, o tomate, o molho vinagrete e mexa bem. Acrescente o atum fatiado e o ovo cortado em rodelas. Sirva morna ou fria.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Saladas