Pratos Principais

Receita: Panelinha de peixe e camoarões confitados com mini legumes

Por Larissa Januário em: em: 7 de novembro de 2014
Tags:, ,

 

panelinha_pescados_confit_semmedida_larissa_januario5

Confitar é a técnica de cozinhar coisas em baixa temperatura submersas em gordura. No caso de carnes é usada a gordura do próprio animal a exemplo do pato confitado e do porco na lata. Já para legumes, não tem essa possibilidade.  Ou mesmo no caso de peixes como bacalhau não há gordura suficiente para confitar.  Em ambos os casos costuma-se usar azeite.

A ideia é não ferver, por isso o fogo deve ser muito baixo. Essa foi técnica usada na receita a seguir. Mais simples impossivel. E como peixes e legumes cozinham rapidamnete, esse confit fica pronto em um tempo bem menor que os já citados pato e porco.

Bora pra receita.

panelinha_pescados_confit_semmedida_larissa_januario3

Eu usei mini legumes como pimentões, dentes de alho descascados, tomates cereja, pimenta de cheiro e mini cebolas. Todos lavados e secos.

panelinha_pescados_confit_semmedida_larissa_januario2
Também usei um punhado de peixe (tilápia em cubos)  e de camarões (mais ou menos uns 500g no total). Tempere os pescados com sal e pimenta. Acomode todo mundo numa caçarola de fundo grosso (se tiver uma de ferro melhor ainda). Cubra com azeite de boa qualidade e leve ao fogo super baixo. Se seu fogão for potente, coloque uma chapa ou algo que distancie a penala do fogo. Lembrando que não pode ferver.
panelinha_pescados_confit_semmedida_larissa_januario6

Quando o peixe estiver macio, salpique folhas de coentro e sirva com farinha de mandioca, arroz branco e pimentas e bode à parte para temperar.  Dica (você vai me amar por isso): os pescadoe e os legumes soltarão água no azeite e acabará formando um caldo bem saboroso. Misture no prato esse caldo com a farinha e coma como um pirão. 

panelinha_pescados_confit_semmedida_larissa_januario9

 




One Comment

  1. camila disse:

    Nossa, que incrível! Deu água na boca, vou fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *