No início deste ano, quando eu estivem no Goiás, conheci a nova onda das panelinhas. É algo genial que só poderia ter sido criado por um goiano. Você junta tudo que você gosta  num belo refogado, acrescenta arroz e cozinha. Depois cobre com temperos e o queijo de sua preferência.

Eu achei a ideia tão boa que já fiz de mil maneiras: com bacalhau, frango, camarão e agora cheguei numa versão vegetariana que funcionou bem. Ficou tão bom que vou compartilhar aqui com vocês. É daquelas receitas para comer num domingo em família porque rende e alimenta bem. Acredite, até os carnívoros se renderão.

Receita: Panelinha Goiana Vegetariana

Ingredientes (para 6 pessoas)

1 dente de alho
1 pimenta de bode
1/2 xícara de chá de cogumelos paris picado em quartos
1 cenoura pequena picada e cubos
1/2  xícara de chá de abóbora japonesa picada em cubos
1/2  xícara de chá  de abobrinha italiana
1/2  xícara de chá de vagem picadinha
1/2  xícara de chá de milho verde
1  xícara de chá  de tomatinho cereja em quartos
1 colher de chá de shoyu
1/2  xícara de chá de feijão roxão cozido
2 xícaras de chá de arroz multi grãos (ou integral) – pode ser pré-cozido, caso goste de legumes mais al dente
1 colher de sopa rasa de açafrão da terra
1/2 xícaras de chá de ervilha congelada
1/2 cebola roxa cortada em pétalas
2 pimentas de cheiro
1 xícara de chá de ricota defumada ralada (ou outro queijo de sua preferência)
1 colher de sobremesa de sal

Preparo

Coloque uma boa quantidade de água para ferver. Em outra panela, refogue o alho amassado com metade do sal e da cebola até murchar. Junte o cogumelo deixe dourar, acrescente a cenoura e a abóbora.

Coloque a abobrinha, a vagem,e o milho verde. Tudo rapidamente. Junte metade dos tomatinhos, parte da pimenta de cheiro e tempere com o shoyu.

Se for usar arroz integral, toste-os em uma frigideira anti-aderente por uns 15 minutos. Isso vai ajudar que ele cozinhe mais rapidamente. Ou, se você não tem pratica, use o arroz já cozido. Isso garantirá que os legumes não passarão do ponto.

Acrescente imediatamente o feijão, o arroz tostado, o açafrão e misture.

Cubra tudo com água, acerte o sal (a água deve estar levemente salgada), e deixe cozinhar em fogo médio. Quando estiver quase secando, coloque as ervilhas, tampe a panela e abaixe o fogo. Quando a ervilha descongelar, desligue o fogo e deixe descançar por mais uns 10 minutos quente.

Cubra o arroz com o restante da cebola, dos tomatinhos, a ricota ralada e as pimentas de cheiro fatiadas. Se quiser, pode levar ao forno por uns 10 minutos só para aquecer estes últimos ingredientes.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem carne