Eu sou dos clássicos, não que não goste de coisas novas. Vivo de comer e de falar de comida. Logo, não há quase nada que eu não prove e tente gostar. Mas penso que, se foi passado por gerações, sobreviveu ao tempo e aos modismos, é porque é bom. Deu certo de fato! Das massas então, nem se fala. Nada bate a tríade pesto, carbonara e claro, bolonhesa. Aqui faremos o tagliatelle  que é o estilo indicado para o ragu à bolonhesa, que o passo a passo você confere neste link.

Receita passo a passo: massa fresca caseira (pasta fatta in casa) 
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (considere um tantinho extra para o manuseio na hora de abrir)
2 ovos (coloque mais um se a massa ficar muito seca)
 Vamos à massa.

 

Peneire a farinha (evita grumos na massa), junte os ovos e misture até ficar homogêneo. Sove bem a massa até que ela fique bem lisa e elástica.

 

 

A base da massa é a mesma para varias receitas, o que muda é como você cortará.  Para isso, temos que abrir  massa com a ajuda de um rolo, sempre salpicando farinha para não grudar.  Abra o mais fina possível em uma tira comprida, já que o tagliatelle tem o formato de fitas compridas. Depois de bem aberta, enrole na direção do comprimento como uma rocambole e corte fatias com 1cm de largura ou um pouco mais de uma dedo.  Se você máquina de macarrão tudo será mais simples, mas eu fiz o post sem para quem não tem também consiga fazer.

 

 

 Eu improvisei um varal colocando colheres de pau apoiadas nas bordas de um caldeirão para estender as tiras. Mas você pode usar um cabide de roupas também como sugeriu uma leitora do SM.

 

 

Cozinhe a massa em água abundante e salgada até que fique macia (12 minutos no máximo). Se tiver dúvida veja aqui as regras básicas para o cozimento de macarrão.

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas