Festas

Receita passo a passo: Torta de Frango com a massa mais fácil do mundo

Por Larissa Januário em: em: 30 de maio de 2013
Tags:,

 

Já que estamos na semana do frango, depois de dar o Empadão Goiano, decidi compartilhar uma outra versão do mesmo estilo de receita. A torta de frango. Além de mais simples de fazer que o irmão goiano, a torta de frango é feita com ingredientes que em qualquer cidade do Brasil tem. Tanto que é super popular. Qualquer lanchonete, padaria ou cantina de escola brasileira que se preze, tem uma versão de tortinha.

Mas com essa popularização excessiva, vem também a desvalorização do preparo. Como a base da massa podre (nome da massa da torta) é a gordura, muitos lugares substituem a banha de porco (originalmente usada), por gordura vegetal hidrogenada. No meu caso, isso vira um pesadelo da indigestão, me jogando para sempre no limbo da azia. Para driblar o mal estar, eu uso manteiga sem sal. É honesta, é gostosa e não é indigesta. A massa fica leve e crocante. Com vocês, a receita:

Receita: Torta de Frango com a massa mais fácil do mundo

Ingredientes (para 4 pessoas)

Massa
350 gramas de farinha de trigo (3 xícaras de chá)
1 pitada de sal
280 gramas de manteiga gelada cortada em cubos (1 tablete mais uma colher de sopa)
3 colheres de sopa de água gelada

Recheio
Azeite a gosto
Cebola a gosto
Alho e pimenta a gosto
Tomate pelado (eu tinha 1 lata)
3 colheres de creme de leite fresco
Cheiro verde a gosto
Fécula de batata ou amido de milho – eu usei 1 colher de chá para dar corpo ao molho
3 xícaras de frango cozido e desfiado
1 xícara de caldo natural de frango (se você tiver cozinhando o frango, uso o caldo do cozimento, se não use água, é melhor que caldos industrializados)
1 xícara de milho verde
1 xícara de ervilha fresca/congelada (isso é uma piada que uso para definir aquela ervilha de saquinho, jamais use a de lata) 

Molho Béchamel (para substituir o catupiry)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 copos americanos de leite
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de noz-moscada
1/2 cebola espetada com 2 cravos e 1 folha de louro (isso se chama Cebola Piquet)

Preparo

Comece pela massa juntando a farinha, o sal e manteiga gelada. Misture bem até ficar como uma farofa. Em seguida coloque a água gelada. Como num passe de mágica, a massa vai ficar lisa e macia, sem grudar nas mãos. Reserve em plástico filme. Essa massa é muito versátil, pode ser usar com qualquer tipo de recheio: legumes, queijos, carnes, etc. Crie a sua torta!

Vá para o recheio. Para cozinhar o frango cozido, use  o mesmo processo da coxinha que já postei aqui. Refogue a cebola, o alho, e coloque o frango. Deixe dar uma refogada, depois acrescente o milho e deixe mais uns minutos. Coloque o tomate pelado, o caldo e mexa bem.  Junte as ervilhas e a fécula de batata. Reserve.

Como eu não sou chegada em catupiry, eu uso molho bechamel para dar cremosidade à torta. Para faze-lo, você precisa da mesma medida de manteiga e farinha de trigo, uma colher de sopa de cada basta. Derreta a manteiga , junte a farinha e bata até virar uma pastinha amarelada e cremosa (essa técnica se chama roux).

Em fogo baixo, vá colocando o leite aos poucos, sem parar de bater para não empelotar. Coloque a cebola piquet, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Continue cozinhando até que fique um molho cremoso, mas não muito consistente (um pouco mais ralo que um requeijão de pote). Pronto. Esse molho é um clássico francês que serve para diversas preparações como massas, carnes e aves. Parta para a montagem da torta.

Forre a forma com a massa. Não precisa untar. Recheie com o frango e coloque uma camada de molho branco. Cubra com o restante da massa. Eu fiz porções individuais. Mas dá para fazer também uma versão tamanho família.

 

Uma Pitada de reportagem: Só mais uma receita de herança portuguesa

 




51 Comments

  1. Larissa Januário disse:

    Olá Betânia,
    essa massa até daria, mas o pastel ficaria quebradiço, pq é massa podre.
    talvez essa aqui fique melhor:
    http://semmedida.com/receitas/pizza-coberta-goiana-de-sardinha-e-queijo/

    bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>