pastel_choclos_larissa_januario_semmedida14peq

De todas as pessoas que eu convivo na gastronomia, acredito que eu era uma das únicas que nunca tinha visitado o Peru, o país que tem na cozinha a sua grande bandeira (é algo parecido com a relação do Brasil com o futebol).

Em menos de quatro dias eu devo ter provado uns 60 pratos diferentes. Você leu certo, foram mais de seis dezenas.  Teve um dia, no Mistura (a feira) que passei o dia mastigando, sem parei. Tipo um almoço que dura um dia todo com muitos pratos.   

E entre esses pratos eu provei o pastel de choclos.  Bem diferente do nosso pastel de feira, ele lembra bem mais uma torta ou um escondidinho: massa cremosa e recheada.  Chega até a lembrar também a nossa goiana chica doida, que também tem na base um creme de milho fresco, mas com um toque adocicado graças ao açúcar brulée que cobre tudo e as passas no recheio.

Aliás, o milho, que dá nome a receita (choclos em espanhol), é o único ingrediente que não varia. Por ser uma receita super classica tanto no Peru quanto no Chile existe um sem número de versões de Pastel de Choclos, mas todas exigem, claro, choclos .

Na tradição peruana o recheio mais comum é frango assado e desfiado, azeitonas, ovos cozidos e uvas passas. Aqui do lado Atlântico eu usei uma sobra de frango caipira desfiado. Não coloquei azeitona porque o maridón detesta, mantive as passas e acrescentei mini pimentões levemente adocicados.

Por tanto, fica tranquilo que você não vai ter que ir até o Peru pra buscar choclos, usa nosso milho amarelo mesmo e  boa.  O gosto vai lembrar o Peru e vai valer a pena.

Vamos ao prepraro:

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida2

Debulhe o milho.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida3

Passe no processador até virar uma papa. Coloque um pouco de leite para ajudar. Para 3 espigas, 1 copo americano de leite basta.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida4

Em uma panela quente com manteiga derretida cozinhe a papa com um pouco de sal até que engrosse bem.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida9

Acerte o sal e finalize com manjericão fresco picado.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida6

Para o recheio eu refoguei 1 cebola média picada até dourar.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida7

Coloquei o frango, cominho e páprica.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida8

Coloquei também caldo de galinha caseiro até quase cobrir e  deixei ferver para reduzir e egrossar bem.
pastel_choclos_larissa_januario_semmedida10

Ligue o forno a 220 graus e vá para a montagem. Espalhe no fundo de um refratário uma camada com metade da pasta de milho. Coloque o frango, ovos cozidos em rodelas e as uvas passas.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida11

Se gostar, inclua pimentões (usei os minis, são mais doces) e coentro (não tem na receita original, mas eu amo e achei que combinava e valia a pena). pastel_choclos_larissa_januario_semmedida12

Cubra com o restante da pasta e salpique açúcar sobre a mistura. Cuidado para não pesar a mão e virar sobremesa. Nesse caso coloquei um colher de sobremesa.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida17peq

Leve ao forno até o açúcar derreter e caramelizar. Ou use o truque do maçarico.  Sirva quente e seja feliz como um peruano.

pastel_choclos_larissa_januario_semmedida15peq

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas