Pratos Principais

Receita: Penne com molho de linguiça e páprica picante

Por Larissa Januário em: em: 13 de novembro de 2014
Tags:, ,

 

penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario7

Você já deve estar com preguiça, mas esse será mais um post em que eu cito o Peru. Eu sei, é paranóia, é monotema, mas eu sou dessas. Eu encano com um coisa e vou nela até esgotar o assunto. Tamos aí, desde 1978 fazendo isso.  Mas o motivo é sempre bom e nesse caso o tema é a páprica que eu trouxe de lá.

Para quem não sabe a páprica é uma especiaria obtida do pimentão-doce (uma variedade de Capsicum annuum, da família das Solanaceae) original da América Central. O pimentão é seco e depois moído até virar o pó que usamos para dar cor e sabor aos pratos. O nome é de origem húngara. Lugar onde a especiaria aportou pelas mãos dos colonizadores e dominou. Tanto que um dos pratos mais populares da Hungria tem ela como tempero base: o Goulash. É deles também a produção da melhor páprica do mundo. Os espanhóis também a adoram em embutidos como chorizo e lomo.

Os tipos de pimentões e pimentas usados para fazer o tempero podem variar de acordo com a intensidade de picância pretendida. Já quem o pimentão-doce é pobre em capsaicina, componente que responsável pelo ardor da pimenta.

De volta a América Latina, no Peru, tanto as pimentas quanto os pimentões, são muito saborosos. E por isso eu trouxe de lá um tanto deles escondidos na mala. Mas também  trouxe um único saquinho de páprica, que me arrependo amargamente de não ter sido 10. E com ele fiz essa receita. No Brasil você vai encontrar bons temperos lá na Zona Cerealista.  Bora pro passo a passo:

penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario3

 

Fatie em rodelas mais ou menos 200g de linguicinha fresca (eu usei picante) aperitivo. Leve a frigideira quente com um fo de azeite e deixe tostar. Acrescente 1 cebola média picada em cubinhos  e 1/2 cenoura triturada com talos de salsinha e dois dentes de alho (passe no processador/mixer tudo junto). Refogue bem e junte a páprica (1 colher de sopa).

penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario4

Quando ficar com uma cor vermelho terroso bem linda (acima) acrescente purê de tomate (eu usei fresco pq eu tinha, mas serve aqueles de vidro sem tempero). Misture e deixe concentrar o sabor por uns 5 minutos fervendo. Em paralelo cozinhe massa tipo penne rigate suficiente para duas pessoas (1/2 pacote dá). Junte a massa cozida ao molho na frigideira.

penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario5

Misture bem para incorporar o molho.

penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario6

Salpique salsinha picadinha para dar cor e alegria. Finalize com tiras de pimenta-doce em conserva (eu tinha uma deliciosa lá do Antipasti).
penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario8

Se achar que deve, eu sempre acho, inclua queijo ralado.
penne_paprica_linguica_semmedida_larissajanuario11




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *