Cresci numa cidade onde o quibe faz parte do dia a dia. Lá em Rio Verde, ele está sempre ali, na vitrine do açougue. Basta você comprar a massa rechear, enrolar e fritar, assar ou comer cru mesmo.

O meu favorito é o assado. Geralmente recheado com legumes, queijo, nozes e temperos e ervas (a mais comum é a hortelã). Como tinha bastante trigo em casa, tanto em farelo como em grãos, decidi fazer um tabuleiro (assadeira em goianês) bem recheado com salada de grãos de trigo, tomate, cheiro verde, cebola roxa, nozes e coalhada seca.  Confira:

Receita: Quibe Assado Recheado com Trigo, Nozes e Coalhada Seca

Ingredientes

Para a massa:

1 parte de farelo de trigo  (eu usei 150g)
1 parte de carne magra moída (também, 150g – os libaneses usam cordeiro, aqui eu uso patinho bovino moído duas vezes)
Sal (1 colher de sobremesa)
Pimenta síria (1 colher de café)
1 punhado de hortelã

Para o recheio:

1 xícara de trigo em grãos
½ cebola roxa cortada em meia lua
½ salsa a gosto
½ xícara de nozes
Azeite a dar com pau
½ xícara de tomatinho cereja cortado ao meio
1 colher de café de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de coalhada seca

Preparo

Coloque o trigo para hidratar na véspera. No dia seguinte, escorra bem o trigo e junte a carne e os temperos. Mexa bem até ficar uma massa homogênea.  Reserve.  Para o quibe cru, basta dobrar a quantidade de carne e manter a de trigo. Ficará bem vermelhinho.

Para o recheio, cozinhe os grãos de trigo “al dente” (cozidos porém, firmes)  e escorra. Junte a cebola roxa, os tomatinhos, as nozes, a salsa e o azeite. Não economize no azeite, a ideia é que fique bem molhadinho. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Só essa salada já é uma refeição, diga-se de passagem.

 

Vá para a montagem. Unte o tabuleiro com azeite e forre o fundo com metade da massa de quibe. Recheie com a salada, coloque os pedacinhos de coalhada seca. Cubra com o restante da massa e leve ao forno médio por 20 minutos. Não debe assar demais, para não ressecar.

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas