Receitas

Receita rápida: Sopa de Tomate Gratinada com Croutons

Por Larissa Januário em: em: 27 de maio de 2013
Tags:, , ,

 

Está bem frio aqui em São Paulo e, pelo que minha irmã contou,  também está assim no Goiás. No sul então, nem se fala. Oooh, inveja dos baianos.  Mas para driblar as baixas temperaturas venho aqui dar uma receitinha rápida e que eu amo.

Ah, e se você não é chegado em tomate, aqui tem mais receitas de sopas quentinhas e cremosas pra variar o cardápio: sopa de Abóbora Assada com Coco e Gengibre, Caldinho de Feijão (em 4 versões), Caldinho (escaldado goiano) de Frango, Sopa de Mandioquinha com Linguiça de Frango e Creme de Aspargos.

Receita: Sopa de Tomate Gratinada com Croutons

Ingredientes (4 pessoas)

1 lata de tomate pelado
1 cenoura grande
3 cebolas pequenas
1 pimenta dedo-de-moça (para não arder muito, sem semente)
Talos e folhas de salsinha
Pão velho
Azeite
Sal
Alho (uns 2 dentes)
Parmesão ralado a gosto

Preparo

Comece pelo crouton. Corte o pão em cubinhos. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure um dente de alho picado e toste os cubinhos de pão. Reserve.

Para a sopa, comece dourando cebola e cenoura. Junte alho amassado e deixe refogar mais um pouco. Depois acrescente o tomate pelado, a medida da lata de tomate em água e os talos de salsinha. Deixe cozinhar por uns 5 minutos em fogo alto e bata com o mixer ou no liquidificador. Acerte o sal.  Ligue o forno alto.

Tempere o parmesão com folhas de salsinha picada. para montar, distribua a sopa em potinhos individuais que possam ir ao forno. Cubra com croutons e salpique o parmesão temperado. Leve ao forno alto ate dourar o queijo. Sirva imediatamente.

 

 

 

 




One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *